sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa

A 3 dias da Páscoa, sexta feira santa em portugal, cá estou eu... no trabalho, sem fazer nada confesso. Não sei porque é que nao decretam feriado este dia de uma vez por todas. As pessoas vêm mais tarde, saem por volta do meio dia e passam a manhã na conversa... isto claro os que vêm!!! Este ano ainda inventaram uma nova... as mulheres nao têm que trabalhar hoje, para ficarem em casa a fazer os bolos!!! Eu como os unicos fornos em que mexo são os do laboratório, cá estou! A fazer bolos de nanotubos.
Ontem na minha aula de polaco as minhas alunas/professoras contaram-me as tradiçoes polacas da Pascoa. No domingo de amanha as pessoas põe a comida do pequeno almoço desse dia num cestinho, especialmente os ovos, e levam à missa para serem abençoados. Fartei-me de rir quando elas me contaram que quando estagiaram em portugal passaram lá a páscoa e levaram ovos no bolso à missa!!! Nao queriam parecer parvas pois em portugal nao há esse costume, então desenrascaram-se e levaram escondidos. Eu sabia que elas tinham alma portugesa... esta coisa do desenrasca!
Outra tradição que eu gosto é a da segunda feira molhada. Na segunda feira é feriado cá (tudo trocado). Mais uma vez as pessoas vão à igreja e em todo um lado se arriscam a levar um banho de água. Há quem diga que se deve atacar os outros com pequenas bisnagas de água (vendem-se no supermercado em forma de ovos coloridas), mas a verdade é que os há que andam com baldes de 5l atrás e despejam tudo para cima da mesma pessoa. Há ainda os que mandam baloes de água pela janela. As quantidades são absurdas e chega-se sempre a casa a pingar mesmo. Estou a pensar seriamente em aplicar esta tradição à minha irmá e acorda-la assim...

Zdrowych, wesołych i pogodnych świąt Wielkianocnych , smacznego jajka i mokrego Dyngusa... que é como quem diz Feliz e boa páscoa, bom apetite para os ovos e uma boa segunda feira molhada!

No sotão... da minha universidade

Esta universidade ainda é um mistério. Existem imensas portas que nunca vi abertas e caminhos que nunca percorri... porque nunca precisei claro! Como o meu gabinete é no ultimo andar passo sempre no corredor mistério cheio de curvas e de portas sempre fechadas. Ontem uma delas estava aberta... uma porta enorme de ferro, pesada. Vi 2 senhores sairem de la e portanto fui espreitar. Um lugar enorme, escuro, cheio de coisas e de pó. Parecia mesmo o sotão dos meus avós... mas com menos ratos! Apeteceu-me explorar aquilo tudo, apesar de provavelmente nao haver nada interessante, tirando umas mesas podres e papeloes. Mas gostava de ir lá, so com uma lanterna. O lugar arrepiou-me só de estar à porta e imagino a adrenalina que nao seria andar la dentro!!! Talvez um dia...

segunda-feira, 17 de março de 2008

Eu sou... V.I.P.

Que eu sou uma estrela já vos disse muitas vezes, mas aposto que vip nao sabiam! Pois é... descobri isso hoje! A escassos dias de viajar para Portugal fui reservar o meu taxi na companhia habitual para me levar a Berlim. Comentei com a minha colega italiana que me disse para não contar muito com isso, pois nessa mesma companhia lhe tinham dito que apenas fariam 2 viagens na sexta-feira e a horas pre-determinadas, pois era muito proximo da Pascoa. Fiquei preocupada, pois o meu voo é só no sabado ainda mais próximo do dia de Pascoa e ainda por cima de madrugada (terei que sair lá para as 2h da manha), o que duvido que coincida com os horários determinados por eles. Depois de 3 dias sem resposta, pedi para alguem ligar para lá. Além de se desfazerem em desculpas por ainda não terem dito nada, disseram que não haverá qualquer problema e que terei a minha viagem!
Ah pois é... quem é que lhes dá a ganhar todos os meses? A quem é que eles já deixaram apeada e perdida em Berlim sem transporte? Com quem é que eles já tiveram as conversas mais confusas e parvas em polaco? Pois, tudo isso tem peso e foram essas pequenas coisas que me tornaram VIP!!!! Valeu a pena... desde que não voltem a esquecerem-se de mim e não tentem conversar comigo depois de voos de 16h (como quando vim do Brasil, que por serem 16h da tarde a motorista achou que eu não devia dormir, mas sim falar com ela... em polaco, quando na altura só me saía "E aí galera!").
Ah pois é... EU SOU VIP!!!

sexta-feira, 14 de março de 2008

No ginasio (outra vez)

O comportamento das pessoas no ginásio ainda me continua a surpreender. Há coisas que me levam a doer a barriga de tanto rir. Bem, se calhar eles riem-se de mim também mas nao faz mal que rir faz bem!
1) Adoro observar os pais (tipo armario) que levam os filhos adolescentes (tipo banquinho só) para fazer musculação. Até imagino o que lhes dizem "vá filho, se queres ser um armário robusto como eu tens que começar a treinar". E vai de dar aos putos kilos para cima do corpo. A maioria deles têm menos corpo que eu mas nunca desistem... mesmo vermelhos de esforço, quase nem os pesos levantam do chão, mas não faz mal... o pai está a ver e tem que ficar orgulhoso!
2) As mulheres... essa bela e estranha especime. Vejo-as a retocar a maquilhagem antes de começar o treino e depois as vezes vejo-as todas borratadas no final. Há as que vão só fingir que treinam, pois passam o tempo a rir com as amigas, a comentar a roupa umas das outras e exercicio que é bom nada. Também é verdade que não precisam muito, pois já sao magras cheguem, mas uns musculuzinhos naqueles ossitos ficavam bem. De volta ao balneário... ninguém toma banho... troca-se a roupa suada por uma saia e saltos altos. Retoca-se a maquilhagem (nem que sejam 10 da noite), uma boa camada de perfume e já estão prontas... mas que bem!
3) Outros querem tanto suar e emagrecer de ontem para hoje que se enrolam em cintas e vão correr. Cheguei a ver uma jovem vestir 4 camisolas e passar uma hora a correr! Não sei como não desmaiou de desidratação!
4) Nas aulas não melhora. Quando são as aulas de coreografia tento ficar a frente para ver melhor, uma vez que nem sempre entendo tudo o que dizem e também porque atino com aquilo! Mas não... chegam atrasadas e pimba... conseguem-se pôr mesmo à minha frente! Depois não percebem nada daquilo, só empatam e pisam-me porque fazem tudo trocado!
5) A parte boa é quando começam a falar para mim e a elogiar (uma amiga traduziu uma vez). Dizem que eu faço muito bem e raramente me engano e quando sabem que não falo polaco redobram os elogios pois assim ainda é mais dificil!!! Bem a diferença é que eu penso no que faço mas ok, deixam o meu ego cá em cima ;)
E é assim a minha vida no ginásio. Hoje passei a aula com um rabo que estava à minha frente e que com os exercicios no chão deixou de fora a sua tanga azul transparente bem sensual... bom pensam voces... pois só que era um rabo gordo de uma senhora mais velha! Desvantagens de uma sala cheia e de pouco espaço!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Estádio

Na Terça feira fui convidada para ir ao estádio de cá ver um jogo de futebol. O jogo era entre a selecçao polaca e uma equipa de estrelas estrangeiras que jogam na Polónia (equipa "orange" que se vestia de azul!!!).
Avisaram-me que ia fazer frio e mesmo que nao fizesse muito, estar 3h parada a ceu aberto é sempre pouco agradavel nesta altura. Protegida por 4 camisolas, casaco quente, collants dentro das calças lá fui para o estádio. Levamos ainda 2 cobertores e mais parecia que iamos para um piquenique!
Cheguei ao estádio e achei lindo! Nao que fosse grande, pois so leva 20 mil pessoas, mas porque estava vestido de vermelho e branco! Um estádio vestido de vermelho e branco é sempre um encanto! Como sabem a polonia tambem veste estas cores. Gostei do ambiente, das cantorias, da euforia... um estadio de futebol é um estadio de futebol aqui e em qualquer lugar! A unica diferença era que não entendia metade do que eles diziam. O jogo começa e menos de um minuto depois... pimba... golo das estrelas!!! Fartei-me de rir com o balde de água fria que os polacos levaram. Eu devia ser a única pessoa que apoiava a equipa de estrangeiros, mesmo com um cachecol da Polonia ao pescoço que me foi oferecido. Bem... na verdade estava mesmo pelos dois! O jogo terminou com as estrelas a vencerem por 3-2.
Um jogo com 5 golos é sempre um bom jogo, mas neste caso não foi bem assim! Era pontapés no ar, cabeçadas entre 2 da mesma equipa, bolas por baixo das pernas era quantas quisessemos e havia vezes em que parecia um jogo de mulheres... todos à molhada em volta da bola! De repente começo a pensar... não... será que Portugal perdeu com isto??? Já quase em pânico pergunto se aqueles eram os jogadores principais da selecção e respirei fundo quando me disseram que eram apenas as reservas!
Cheguei ao final do jogo enregelada e com os pés que nem os sentia, mas valeu a pena e foi uma experiência interessante. Fartei-me de rir pelo menos.
A seguir ficam algumas fotos!
Formaçao de equipas, mais a mascote do Pogon Szczecin, o clube cá da terra!
Polska... Bialo Czerwoni... Polska Bialo Czerwoni... que é como quem canta... Polonia, branco e vermelho... la la la la la la (acreditem, é mesmo contagiante!!!)

Eu com o meu cachecol acabadinho de estrear, com a Martita, o pai e o sogro. O Lukasz estava atrás da câmara! Ah e claro... o pormenor do saquinho com o cobertor!