domingo, 18 de maio de 2008

Majowska

Na Polonia o mês de Maio é o mes preferido de toda a gente. Além de a Primavera começar a dar um ar da sua graça, celebram-se 2 feriados logo no ínicio. O 1º e o 3º de Maio, sendo o ultimo feriado nacional. Sendo assim, é bastante comum fazerem-se as malas e rumar-se a outras cidades. Eu como uma boa meia polaca lá fiz o mesmo e fui passear até Wroclaw (lê-se vrótsuav) e Poznan, com o Bruno.
A primeira cidade é bastante popular por cá e é conhecida como uma das mais belas da Polonia. Não achei nada de especial. Bonita sim, com os tipicos toques polacos, a habitual praça central com as suas esplanadas e prédios coloridos mas nada de especial. Não senti nenhum tipo de encantamento tão sugerido pelos meus colegas polacos. Talvez o facto de o hostel onde ficamos ser uma bela porcaria não me tenha permitido inconscientemente de "sentir" mais a cidade.
Stary Rynek, ou praça central. Algo bem típico e que existe em todas as cidade polacas.
Jardim Botânico. Enorme, muito verde, cheio de flores, lagos pelo meio. Muito agradavel para se apssar uma bela tarde.
Poznan, é uma cidade apenas a 2h da minha cidade e vale muito a pena. É mais simples, mas mais acolhedora e agradavel. Dá vontade de passear por lá. Fiquei com vontade de voltar, o que certamente vou fazer em breve. Além disso possuei um shopping lindo, enorme e arquitectonicamente fabuloso. Inclusivé chegou a receber um qualquer prémio mundial. Vou voltar sim e esperar por um dia de sol para conhecer o jardim botanico e a famosa palmeira gigante, que vem assinalada nos mapas todos. Ligada a esta cidade há uma história muito engraçada sobre duas cabras. Havia um banquete enorme para o Rei, mas aconteceu um qualquer acidente com a carne, pelo que o cozinheiro arranjou duas cabras para cozinhar. Entretanto as cabras fugiram e foram parar à torre do relógio, onde apareceram às marradas uma na outra. Todos esperavam que o rei ficasse zangado, ao ver o seu jantar ali, no entanto este achou tão engraçado que anunciou que tal coisa passaria a fazer parte das atracções da cidade. Assim, até hoje, ao meio dia na torre do relogio, saem duas cabras que marram uma na outra acompanhando as 12 badaladas do relógio! Claro que sendo assim existem cabras a vender em todo o lado e nas mais diversas formas. Eu trouxe umas para casa, que mexendo de lado começam a marrar!


De novo o Stary Rynek, desta vez em Poznan.

O famoso shopping! Ou uma pequena parte dele. A foto não faz juz ao que é. Tem que ir lá para ver!
Esta foi uma bela surpresa. Numa loja de desporto do mesmo shopping havia uma montra inteirinha dedicada à nossa selecção! Lá dentro vendiam-se todos os artigos com as cores lusas! Somos grandes!

No geral foram umas mini férias merecidas e bem agradaveis. Dei a conhecer ao Bruno um pouco mais da Polonia. Respirou ar polaco, comeu a comida típica (e gostou pelo que sei), viajou nos belos comboios polacos. Se tiverem curiosidade vão espreitar a opinião dele aqui e aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é por sermos grandes o que os Polacos querem mostrar é que conseguiram ganhar a Portugal uma selecção que tem estado em foco nas últimas competições mundiais. Enfim... nada mau para nós tugas fora do país ver que temos a nossa camisola. Espero que a visibilidade que eles nos dão nas lojas seja a mesma que os jogadores nos vão dar no Euro. Explicando melhro espero que continue a existir boa publicidade à nossa Selecção isso quereria dizer que fomos longe no Europeu ou que fomos campeões... vamso lá creditar pessoal

Anónimo disse...

Fiz Erasmus em Poznan e é realmente uma cidade muito simpática! No entanto no meu tempo ainda não havia shoppings grandes e bonitos...

Ah, e afinal não é só em Cracóvia que há lojas com a montra toda dedicada a Portugal! Deve ser assim em todas as lojas da Nike! Que lindo! :-)

Anónimo disse...

Btw - Majowka e nao Majowska