terça-feira, 15 de abril de 2008

A ponte

Foi a sexta vez que fui passar o fim de semana à Suécia e foi esta a primeira vez que vi realmente o caminho. Eu explico. Eu voo sempre para o país vizinho, Copenhaga na Dinamarca e depois apanho o comboio até Lund. Como vou sempre durante a noite, nunca tinha visto nada mais que escuro para além da janela! Desta vez foi diferente e no regresso vi o que tantas vezes já tinha passado. Muros altos de betão, montes altos de ervas da ninhas, fabricas abandonadas, casas abandonadas todas escritas... e eu já a pensar, que bela vista afinal... até que chego à fronteira! Estes dois países sao separados por mar e a travessia é feita por uma ponte, recentemente construida. Toda a gente me perguntava se eu a atravessava e eu nunca soube dizer! É verdade que atravesso. A vista é linda... água a perder de vista (nada demais, mas depois dos muros foi bonito). Vi ainda as inumeras ventoinhas para a energia eolica lá no meio do mar, todas alinhadinhas... nao sei, gostei! Pelo menos foram 40 minutos que passei ocupada a olhar pela janela e não a para o banco da frente!
Além disso, pela janela não nos apercebemos muito bem, mas a ponte passa por baixo de água parcialmente, de modo a permitir a passagem de barcos. Na foto vê-se claramente a arquitectura moderna que a caracteriza. O comboio passa num tabuleiro por baixo da via para automoveis.

4 comentários:

Anónimo disse...

"mas a ponte passa por baixo de água parcialmente, de modo a permitir a passagem de barcos."
?????????

afinal é uma ponte ou um tunel?? os barcos passam por cima da ponte?, mas são barcos ou aviões??
parcialmente?? então os barcos ficam encalhados??

Bjs
O Mestre

Anónimo disse...

Ai ai ai ai ai,

O mestre sempre baralhado. É assim, aquilo é uma ponte, que de repente mergulha por baixo de agua tornando-se um tunel! É nessa parte que os barcos podem passar sem encalhar!!!

Este tipo de arquitectura so existe em 2 pontes no mundo!

Mais esclarecido?

Beijinhos

Anónimo disse...

epa!! quando tive em lund também passei pela ponte uma serie de vezes e eu já sabia que ela era assim....mas realmente nc deu pa perceber muito bem. como eu te entendo!!! e também só passei por lá uma vez de dia...o resto era sempre á noite....mas é giro....quando passava naquela parte em que é só betão de um lado e de outro...então imaginava que devia ser essa a parte que era de baixo de água....lolol. ficava muito emocionada...
beijinhos grandes...
Isabel Belo

Anónimo disse...

Oi...

Epa gosto desta ponte!!! não conhecia, e deve ser mt giroao vivo. É realmente uma arquitectura inovadora!
Sabes que betão e pontes é a minha área! eh eh...

Bjokas
Dora Soares