domingo, 29 de junho de 2008

Vive la France

Ca estou eu neste pais que eu tanto gosto (ironicamente falando obvio)! Tento escrever o mais rapido que posso num teclado onde as letras estao todas trocadas. Ao inicio e' uma ezperiencia engracada, mas 3 palavras depois ja nem por isso. Nunca vi povo mais desorganizado que este. Superam os portugueses! Ninguem fala ingles, porque ninguem quer falar. Eu ate os entendo, mas desta boca pouco mais sai que bonjour ou um merci. Na verdade cada vez que tento dizer uma frase em frances so sai mesmo polaco! Deve ser do habito.
O meeting em Toulouse ja acabou e tirando a fome que passamos ate nem foi mau. A conferencia, agora em Montpellier esta a ser fantastica. Enorme, com todos os grandes nomes a sorrir por ai e muitos amigos ja feitos nestas andancas. Coisa que nao tem piada nenhuma, sao os sem abrigo, que com quase 40 graus la fora se tentam refugiar no centro de conferencias. E ate parece um concurso de originalidade.
Sem abrigo numero 1 - Descontraidamente vai ate ao ciber espaco e comeca a navegar na net. Nao fosse o cheiro dele detectavel a 10km ninguem tinha dado por ele. Mas assim o pessoal queixou-se.
Sem abrigo numero 2 - Uma senhora, de vestido e mala, tudo muito sujo incluindo as pernas, mas com um cartao ao pescoco com o nome de uma cientista italiana. Faltava a mochila que todos carregamos. Senao fosse isso tb ninguem dava conta... ou talvez sim... o cheiro outra vez... pois...
Sem abrigo numero 3 (a meu ver o vencedor) - Na sala de conferencias la ao cimo. Desta vez cheiro nao detectavel. Ao segundo slide da primeira apresentacao, basicamente depois de ver o titulo (Nanotubos e espectroscopia raman), levanta a mao e pergunta no seu ingles cheio de erres: o que e' raman? Para os que nao entendem nada disto seria como ir a uma conferencia de culinaria e perguntar o que e' um forno. O pessoal desconfiou, mas podia ser alguem novo na area (?!). Como nao ficou satisfeito, 10min depois interrompe o senhor que falava de fisica para perguntar: e os nanotubos tambem se aplicam nas naves espaciais? Pois... caladinho ate la tinhas ficado, assim la foste tostar ao sol outra vez!!!!!
Isto tudo apenas nas primeiras 4h de conferencia, por isso mais historias interessantes se esperam na proxima semana!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Que génio sou eu?

Que era um génio já eu sabia (sempre tão modesta). Mas que tipo era ainda não! Ora aí está a resposta. Também querem? Cliquem aqui!





Faça você também Que
gênio-louco é você?
Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia


terça-feira, 17 de junho de 2008

'Bora dançar?

Que a Daria (instrutora preferida no ginásio e a meu ver a unica de jeito) precise de férias eu percebo...
Que as gajas que a substituem sejam inferiores, percebo mas gostava que tivessem mais energia e força de motivação.
Que a Daria corte nas férias e tenha regressado mais cedo... percebi num instantinho...
Que apesar de já cá estar, ontem não tenha ido, pois jogava a Polonia... pronto vá.. eu percebo e perdoo!
Agora que me digam na recepção que a instrutora de substituição é muito boa e que dá as aulas exactamente como a Daria... não se faz... uma pessoa fica mesmo a acreditar nisso e depois depara-se com coisas e cenas... tipo:
Posições mais ou menos acrobáticas em que depois de repente temos que supostamente mudar para outra ainda pior.. isto balançando as pernas os braços whatever... quase parecia o circo
Demorar 5 minutos da aula a por a musica
Levar uma amiga, por sinal bailarina profissional para a aula de coreografia... ainda por cima já sabia a coreografia antes
Falar com a amiga durante a aula, como se nós não existissemos e aceitar propostas de passos dela... hello.. aérobica não é salsa!
Acompanhar esses passos com musicas tribais (definitivamente não combina)...
Melhorava a coisa se pelos menos fizesse os passos nos tempos certos e não começasse a meio dos 8 tempos da musica
Passar mais 5 minutos da aula a fechar as persianas todas (sao automaticas e muuuuito lentas). Não percebi sequer para que foi isto! Ainda era dia lá fora...
Fazer aquecimento na aula de coreografia. Se o aquecimento foi outra coreografia pequena, para quê perder tempo e não começar logo com a principal...
Com tudo isto de aula propriamente dita, em vez de 55 minutos (sempre activos e cumpridos rigorosamente pela Daria, que somos clientes e pagamos cada minuto) tivemos 30 minutos!
E o burro sou eu? A exigente sou eu? (ler à Scolari)

domingo, 15 de junho de 2008

O Euro 2008 na Polónia

Quero aqui deixar duas observações.
Olhando para os polacos:
Antes do primeiro jogo da Polónia os polacos nem cabiam nas portas de tão inchados que andavam! Ganhámos uma vez a Portugal no apuramento... obvio que vamos fazer um figurão neste Euro! Agora, 2 jogos depois, vê-se a figurinha que fizeram! Eu, secretamente, queria muito que eles perdessem rápido, mas preferia que tivesse sido mais tarde e contra Portugal! Ódios de estimação à parte, os adeptos cá até se portam bem. Há bandeiras em muitas janelas, em carros, etc. O pessoal em dia de jogo veste a camisola da selecção, o cachecol, o chapéu, ... Não gosto da mania que têm de andar com os carros às buzinadelas antes dos jogos, mas até compreendo! É que depois dos jogos, não têm tido oportunidades para isso!
Olhando para mim mesma:
Uma portuguesa na Polónia, sem TV, sem com quem sofrer e festejar. Vi o primeiro jogo com o Bruno em Swinoujscie. O segundo foi... digamos especial... camisola da selecção vestida, TV chinesa pela net no quarto. Tenho a dizer que o Nuno Gomes dobrado em chinês soa muito melhor (pelo menos que em inglês!) e fica muito sexy. Fartei-me dos sons chineses e decidi tirar o som à TV e ligar ao mesmo tempo o rádio! Aí sim! Ouvi os golos, ia ao frigorifico, voltava e sentava-me à espera que 5 minutos depois passasse na TV. Hoje, contra a Suiça, comecei a ver o jogo num canal chileno, mas a paciencia é pouca e as imagens más demais. Limito-me a ouvir... também com 2 minutos de atraso! É assim a vida de emigrante! Está portugal inteiro aos saltos e eu nem sei e depois quando chega a minha vez de saltar... salto sozinha, mas com a mesma alegria!!!
Força PORTUGAL!


quinta-feira, 12 de junho de 2008

É só classe

Digam lá se é de classe ou não? Cair das escadas a baixo, voar de cabeça e ficar espalhada a meio do lance, desatar-me a rir as gargalhadas e não me conseguir levantar precisamente por não para de rir e perceber no final de tudo que a unica coisa que parti foi uma unha!!! É de estrela!!!
A verdade é que a unha partiu pela metade (e ainda hoje me doi), fiquei cheia de nódoas negras e valeu-me já não haver ninguém (esta gente mantem o hábito de sair ás 15h) para não presenciar tal acontecimento!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Swinoujscie - parte II

Com mais uma visita do Bruno a terras polacas, decidi dar-lhe a conhecer a costa do báltico. Bem, ele até já a conhecia, mas só do lado sueco. Partimos sexta feira à tarde para Swinoujscie, onde eu já tinha estado antes (se quiserem revejam o post aqui). Foi a escolha ideal para um fim de semana vulgar (de 2 dias). A viagem é rápida, a cidade é tranquila nesta altura e já há calor suficiente para aproveitar a praia. A água é gelada e só molhamos a ponta dos pés, mas conseguimos escurecer um pouco a nossa pele (mais ele que eu!).
Pelo meio ainda vimos o jogo de Portugal e fartamo-nos de rir com o locutor polaco a dizer os nomes dos jogadores portugueses! Fartavamo-nos de rir cada vez que eu ia pedir comida (numa cidadezinha assim só se fala mesmo polaco), mas até fiquei surpreendida porque todos me entenderam e eu entendi tudo o que me disseram. Querem ver que até já falo polaco???
Ólho Mitch Buchanon... É só estilo...
E pronto... está o pessoal deitadinho ao sol na praia e passa uma sombra... será um avião? Será um parapente? Será um ovni? Não... é um cisne!!!! Resmas deles a nadar tranquilamente no mar, a apanhar ondas mais proximos da costa ou a passear pela a areia... certamente a ver se descobrem alguma cisna boazona de biquini!!!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Chegou o Verão!!!

O verão chegou a terras polacas. Se é para ficar ninguem sabe, mas enquanto dura há que aproveitar. É que mesmo a trabalhar o verão só traz vantagens.
1- Posso trabalhar e apanhar bronze ao mesmo tempo, das 14 ás 17h, porque o sol bate mesmo em cima da minha mesa.
2- Anda toda a gente muita mais bem disposta e em vez de me irritar com alguns consigo-me rir na cara deles.
3- A roupa é mais leve, os sapatos mais abertos e toda a pele respira melhor... até parece que a ouço a suspirar de contente...
4- E por ultimo a mais importante... quando imprimo alguma coisa não preciso de ir buscar as folhas à mesa da frente onde está a impressora... é só esperar um bocadinho, que vem uma corrente de ar da porta e traz-mas à mesa! Há coisas fantásticas não há?

Prémio nobel seja lá do que for

Há cerca de duas semanas atrás, a minha chefe informou-me que poderia vir a receber um prémio em ciencia. Avisou-me para não marcar nada para esse dia pois ia haver uma cerimónia de entrega. Na altura não liguei muito, mas quando me começaram a falar em convites, lugares marcados e a presença da TV dei mais atenção ao evento e comecei a fazer perguntas. O nome do prémio é "Nobel da Zachodniopomorski", que é o nome da região cá do sitio e esperava-nos uma cerimónia com coro e um pequeno concerto de uma orquestra, a presença do presidente da regiao e da cidade, várias rádios, jornais e a TV. Perguntei se era para vestir tipo hollywood em noite de óscares, o que as fez rir, mas disseram que sim.
Lá fui tirar as teias de aranha ao meu vestido, guardado à espera de ser usado e lá fui, que nem a Julia Roberts a ver da passadeira vermelha. Pois, cheguei e desiludi-me... eu devia ter desconfiado que ia ser mais do tipo "globos d'ouro de Santa Comba Dão"!!!! A média de idades rondava os 40 anos. Vestidos bonitos só mesmo o meu e o da Ania, minha colega. A chefe com ar de quem dormiu com o fato e acordou sem se pentear depois. Sim a TV estava lá... com 2 camaras! Eram 6 prémios todos em eles em ciencia e variava apenas o campo, nada de musica, cinema e TV como eu estava a espera! Nem o meu nome nos agradecimentos se safou, pois ela decidiu dize-lo á moda polaca que ficou mais ou menos a soar a "Sajei Tsostei". Quando ouvi pensei para mim, mas elá já está a agradecer ao chinês que ainda nem veio? Depois é que percebi que era o meu!
Valeu pelo convivio final, houve banquete, vinho, risadas, finalmente tiramos uma foto de grupo e até houve um polaco a tentar engatar-me... em polaco, porque inglês não era com ele. Valeu-me a Ala que lá me safou!
Uma noite diferente... completamente diferente de todas as outras!!!