terça-feira, 22 de dezembro de 2009

8 de Dezembro

Fui ao circo
A poucos dias da minha defesa decidi sair de casa e ir assistir a outra, ainda que em polaco (apesar de falar bastante polaco os termos técnicos e formais ainda me escapam). A pessoa a ser avaliada era um rapaz polaco, muito certinho e que se diz/julga perfeccionista. Nos dias antes nunca mostrou nervos e de cada vez que lhe perguntávamos o que sentia escondia o sorriso, mostrava um ar sério e dizia que estava mais que preparado. Eu sempre acreditei, até porque o relatório do júri é público, o que dá acesso aos doutorandos às perguntas da defesa cerca de 1 mês antes. Não é totalmente injusto visto que existe uma comissão de cerca de 25 professores sentados no público que geralmente faz perguntas, essas então desconhecidas pelos candidatos.
Sentada na plateia assisti à sua defesa. O júri composto por 4 pessoas fazia-me rir. Pareciam bonecos com molas na cadeira, que saltavam de cada vez que queriam falar. A estrela principal foi sem dúvida o director do departamento, ou o chamado chairman. De cada vez que alguém se levantava ele levantava-se também. Apercebi-me que seguia regras restritas e na minha opinião idiotas. O candidato apresenta. De seguida os jurados lêem o relatório. Depois o candidato pode responder às perguntas. Se algum dos jurados quiser ripostar tem que esperar pela sua vez de falar, que é no final de todas as respostas. Isto leva a que não exista discussão, o que me desilude um pouco. Isto levou a algumas situações engraçadas. Isto e outros tipos de comportamento…
Situação A
Jurado 1 quis ripostar a meio das respostas.
Director manda-o calar.
As respostas acabam e jurado 1 tenta falar outra vez.
Director manda calar jurado 1 pela segunda vez
Director pergunta a jurado 1: “está satisfeito com as respostas?”.
Jurado 1 responde não e começa a tecer comentários.
Jurado 1 é mandado calar pela terceira vez.
Director pergunta o mesmo ao jurado 2.
Director dá finalmente a palavra ao jurado 1. Ao mesmo tempo o seu telemóvel começa a tocar.
Jurado 1 fala por uns momentos e o telemóvel do director toca novamente.
Jurado 1 termina e o director dá a palavra ao jurado 2.
O telemóvel toca novamente.
Director atende… Sim o mesmo que para fazer respeitar as regras mandou calar um jurado 3 vezes!
Situação B
1h depois de a defesa começar abre-se a porta… entra um professor e senta-se.
10min depois começa a fazer perguntas…
Situação C
O rapaz certinho, também conhecido como candidato afinal tinha copiado gráficos do colega, já publicados anteriormente. O colega revolta-se e começa-lhe a fazer perguntas às quais o candidato não sabe responder. Mais tarde o orientador dos dois vai falar com o colega revoltado e diz-lhe que não tem nada que reclamar pois os dados são públicos e podem ser usados posteriormente. Claro que sim… mas nunca numa defesa e mostrados como se fossem novos. Nunca deve ter ouvido falar de direitos de autor…
Os comentários no final disseram que o candidato (o rapaz certinho) não respondeu a metade das perguntas (aquelas que tinha há um mês), porque não sabia (num mês devia ter dado para pelo menos para ir ao Google ou à wikipédia… digo eu. Já nem falo que podia ter discutido as respostas com outros cientistas). A perguntas do público respondeu que não estava preparado para responder a perguntas (tipo… inventas qualquer coisa? Dá sempre para dizer qualquer coisa). No final passou… com honra e distinção…
Depois de tudo isto só tenho medo de uma coisa na minha defesa… de me desatar a rir e não conseguir parar!

Sem comentários: