quarta-feira, 25 de março de 2009

4 em 1

4 estações do ano num dia só...
Acordei estava nevoeiro... depois choveu... fez sol... veio uma tempestade de neve e deixou tudo branco... sol de novo... neve... sol... neve... e anoiteceu com um tempo indeciso...
Ah... e estamos a 24 de Março!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Kirchberg - o ultimo prometo

Não podia deixar passar isto. A decência dos suecos. Eu já os achava o máximo, mas depois de uma semana com tantos ainda mais me impressionam. Para eles os homens e as mulheres são mesmo iguais. Carreguei sempre o mesmo peso que eles. Caí na pista e nunca tive ajuda (a menos que pedisse como é obvio). Mas o melhor de tudo era a lingua. Entre eles falavam em sueco, mas mal eu batia à porta do quarto deles a coisa mudava logo para inglês. A situação mais engraçada passou-se no corredor da conferencia. Eu estava à espera da boss que vinha atrás deles. Eles vinham a falar sueco... a 2m de mim mudam para inglês. Passam por mim a falar de trabalho, sem eu sequer me meter na conversa. 2m depois de mim mudam novamente para sueco! É como se eu tivesse uma providencia cautelar que diz que próximos de mim têm que falar inglês.
Cá na Polónia também é assim... ou quase...Deixo uma foto tirada no apartamento que alugamos para o ultimo fim de semana. Sem palavras!
Kirchberg já deixava saudades!

Kirchberg - belas noites


Noites em que só bebemos e conversámos.
Noites em que jogamos jogos de estratégia (ideia dos suecos de quem mais poderia ser).
Noites em que cantámos acompanhados pela guitarra do rapaz do costume.
Noites em que transformámos o bar numa discoteca.
Óbvio que a melhor foi a ultima noite. Sem palestras no dia a seguir o bar ficou meio cheio até de manhã. Criamos a pista de dança mais pequena do mundo, pois com tanto espaço começamos a dançar á entrada para o bar onde o pc estava. Com o progredir da noite dançamos também em cima dos sofás e cadeiras, descalços e despenteados, o que importava era aproveitar a ultima noite. Tiraram-se centenas de fotos onde há de tudo. Melhor que palavras... ficam as fotos...
O jogo dos pinguins à pesca... muito fixe!
Eu e o rapaz da organização. A boss disse para fazer contactos, mas nunca me disse como...
Os meus dois suecos do NT também lá estavam!

Fiquei ainda impressionada pelo facto de o barman, 2 anos depois, ainda se lembrar de mim e me tratar pelo nome desde o primeiro momento que me viu! Bem, também não deve haver muita gente a saltar para dentro do bar para fazer caipirinhas, como eu fiz há dois anos atrás.
Eu e o Erno... o melhor barman do mundo!!!
No jantar da conferência tivemos direito a danças tipicas austriacas. Sempre muito engraçadas e cheias de humor. Eu estava na ponta da mesa e um dos dançarinos fingiu que caía e deu-me um beijo!
A dança dos mineiros

Kirchberg - e o tombo do ano vai paaara...

... mim, of course! E a esquiar, of course!
A pista era a descer (como todas as outras), mas nesta parte tinhamos que apanhar muita velocidade pois havia um pedaço a seguir que era a subir. Na primeira vez não apanhei velocidade suficiente com medo, mas à segunda decidi arriscar. A pista não era a direito... as pernas começaram a tremer e lá fui eu... Ainda consegui fazer a coisa de modo a cair nas neve fofinha fora da pista, mas fiquei enterrada como se tivesse ido de mergulho para lá. Levantei a cabeça e limpei a neve dos oculos. A seguir cuspi os quilos que tinha na boca. De barriga para baixo e a rir-me que não conseguia parar, dei-me conta que um dos skis não estava encaixado. Para os que não sabem, é suposto os esquis saltarem do encaixe quando se cai e eu andava preocupada que isso não andava a acontecer e que devia mudar os parametros aos meus (tem a ver com o peso da pessoa). Sendo assim pensei "boa, o esqui saltou, senão tinha-me partido toda". Lá consegui erguer o tronco e olho para o ski... e vejo a bota encaixada... "What???". Foi a primeira vez que alguém deve ter conseguido tirar uma bota de ski só por cair. Na verdade desmontei a bota e metade ficou agarrada ao pé. Contei a história a muita gente e deixei os maiores esquiadores de boca aberta! É... eu não disse que o meu estilo a esquiar é unico? Se calhar devia escrever um livro...
Descalça no meio da pista a tentar montar uma bota... também nunca ninguém tinha visto...

Kirchberg - ski

No primeiro dia quase desisti ainda antes de pôr os skis nos pés, mas pensei que eu jamais desisto e lá comecei. Acabei por me surpreender a mim própria, pois a coisa estava bem melhor que no primeiro ano. Passei o primeiro ano todo na pista 18, própria para crianças (muito pequenas). Este ano ao faze-la a primeira vez pensei "que seca, mas como é que eu passei uma semana sempre aqui?". Assim, experimentei todas as pistas azuis (mais que muitas), partes de pista vermelha e ainda fui offpiste por um bocado! O dia em que houve uma tempestade de neve foi o melhor. Quase não se via o caminho, a neve batia-me nos oculos, mas a sensação de estar no meio da montanha, apenas rodeada de branco foi única. Além disso foi a primeira vez que esquiei para o hotel e não tive que apanhar autocarro. A rede de pistas estende-se por várias montanhas e permite-nos andar de vila em vila. Bom demais.
A esta hora estão voces a pensar que eu sou pró nisto e tal... pois... lamento desaponta-los mas estou longe disso. Parece que desenvolvi o meu próprio estilo de ski. O meus companheiros de ski não se queixaram, mas disseram-me que me conheciam ao longe não pela cor das roupas mas pela maneira de deslizar pela montanha abaixo. Às vezes nem chegava a ser ski, era mais a escorregar. Prometi a mim mesma que da próxima vez vou aprender a esquiar à seria e como gente grande. Como diz o J. "se mexes tão bem as ancas para dançar, porque é que não fazes o mesmo a esquiar?". Boa pergunta... No último dia, já sem forças e cheia de nódoas negras, acabamos na neve a fazer uma guerra de bolas de neve. Muitos engraçado se os meus dois companheiros de esqui não estivessem virados contra mim. Safei-me quando um deles pegou na minha camera e ficou a tirar fotos. Batalha dura!!!
As mazelas foram várias mas nunca graves. Torci o pescoço e durante dois dias só olhei para a frente que nem os burros. As botas de ski magoaram-me e o dedo do pé já nem tinha cor., ao contrário da unha que se tornou negra. Hoje apenas me restam algumas nódoas negras. e a certeza de que cada uma delas valeu absolutamente a pena. Para o ano há mais!

Kirchberg - a conferência

Roomates
Passei as primeiras 2 noites sozinha. A minha companheira de quarto nunca apareceu. Na 3ª noite a Indhira, do grupo do Brasil juntou-se a mim. Sim, estava tão excitada ao ver neve a primera vez que se embebedou e às 3h, quando eu finalmente tinha conseguido dormir saltou para cima de mim a gritar "we rule the spectrometer"! Pois sim...
Conferências e posters
Com a boss simpática este ano, foi uma paz. Fui às palestras que quis, escapei as que não quis e fiz a minha vidinha descansada. O meu poster foi um sucesso e discuti-o por mais de 3h. O meu novo pico de Raman despertou a atenção a muitos e fiquei feliz da vida! E como me disseram "você é uma Ramanista agora"!!!

Kirchberg 09


Foi há mais de uma semana e ainda suspiro a pensar nas horas que passei naquele hotel. Foi tudo igual e tudo diferente do primeiro ano que lá fui. Explicando melhor... o que foi bom há dois anos atrás, foi ainda melhor desta vez e o que foi mau, foi bom também este ano. Sendo assim... melhor seria quase impossível. Tive insónias horríveis e nas primeiras noites quase não dormi. A coisa resolveu-se no bar. Continuei a dormir poucas horas, mas em vez de passar outras tantas a rebolar na cama passei-as no bar a ter interessantes discussões cientificas... ou não! Acabava por me deitar tão cansada que adormecia logo. A seguir deixo os factos mais marcantes desta semana... vou tentar pôr menos de 100.
Vista da janela do meu quarto
Kirchberg - a vila/aldeia

terça-feira, 17 de março de 2009

A palavra do dia é...

... não se pode escrever aqui...

Sim, passei uma fantástica semana em Kirchberg e darei detalhes assim que tiver mais tempo...
Agora só vim aqui dizer que hoje parti uma pequena peça que afinal custa 8000 dolares. Sim, se quiserem chatear a boss a sério façam o mesmo...

terça-feira, 3 de março de 2009

A little bit of...

... rest!
Metade da tese está pronta para entregar amanhã. O poster feito para mostrar amanhã. A mala já vai a meio para a fantástica semana que me espera. São 21.40 e não tenho nada para fazer pela primeira vez em... não me lembro... semanas... meses... Bem, ter até tenho. Mas não é urgente e pode ficar para amanhã. Assim, vou estender-me na minha cama, ouvir musica, ler o meu 1808 (by the way aconselho... é um livro fantástico!) e mais nada...
Amanhã é outro dia...