sábado, 9 de maio de 2009

Edimburgo

No fim de semana passado estive em Edimburgo, na Escócia. Ainda não conhecia e gostei imenso. Tem algumas coisas para ver mas nada de especial. O melhor mesmo é a vista geral da cidade que se tem das colinas próximas. Diz-se que na Escócia chove muito. Não é totalmente verdade. Chove bastante mas nunca o dia todo. Eu apanhei dias de sol lindos. Por outro lado o facto de chover regularmente faz com que todos os campos em volta sejam de um verde brilhante e cheios de flores. A cidade é grande o suficiente para ter tudo e pequena o suficiente para não ser confusa e cheia de gente, como Londres por exemplo. O inglês, apesar do sotaque é perfeitamente compreensivel (nada comparado com o de Glasgow onde me vi grega para os entender). O famoso castelo é estranho mas engraçado... de longe. De perto não lhe achei grande piada. De longe sim. Fica bem na figura da cidade. Gostei da milha real. A rua que liga o palácio real ao castelo e que dizem ter aproximadamente uma milha. O jardim botanico vale muito a pena e como ja disse... as colinas. Essas sim, vale a pena o esforço da subida, porque a vista lá de cima é imperdivel. Os pormenores que mais gostei foram os bancos espalhados por toda cidade, sempre com dedicatória a alguem que já não esteja entre nós. Acho que é uma homenagem diferente. Eu também quero um, mas ainda viva para me poder sentar nele.
Além de tudo isso gosto do ambiente da cidade. Bem, à noite há imensa gente bêbeda e raparigas quase despidas com um frio de rachar. Ainda assim e como em todo o reino unido, a cada esquina há um pub ou uma discoteca e o espírito é do melhor. Na sexta juntei-me ao grupo do J. e fizemos uma viagem de barco num canal próximo. Durou 4h e valeu a pena. A paisagem era fantástica e durante a viagem tivemos que passar varios deques. Um deles, unico do mundo, é suportado por uma especie de roldana gigante que eleva o barco num tanque com água até ao canal, cerca de 50m acima do nivel do canal anterior. Foi engraçado e eu até tive direito a conduzir o barco!!!
A comida é aquela coisa... as famosas batatas assadas com os 20 recheios diferentes e coisas fritas. Eles fritam tudo. Ouvi falar de pizza frita e mars frito. Ouvi ainda falar em sitios onde se frita o que a pessoa levar. E isso pode ser mesmo qualquer coisa. Eu provei uma barra de mars frita e não é que era boa? O chocolate derrete lá dentro e a coisa até entra bem.
Bem, melhor que todas as palavras aqui ficam as fotos. Espero que gostem.
(mais uma vez não consegui endireitar as fotos tiradas ao alto... lamento por isso, mas inclinem a cabecita e pronto)

Sem comentários: