domingo, 11 de outubro de 2009

Casamento à polaco - A festa

O jantar de casamento e a festa deram-se num espaço proprio para isso nos arredores da cidade. À entrada os pais dos noivos oferecem-lhe um pão salgado, do qual eles devem tirar um pedaço, "molhar" no sal e comer. De seguida bebem um shot de vodka cada um e atiram os copos para trás das costas, que se devem partir, em sinal de boa sorte. Já la dentro os convidados felicitaram os noivos e presentearam-nos. Achei curioso no convite vir escrito em letras pequenas que não precisavam de nada e queriam dinheiro. Um pouco rude talvez, mas sem dúvida pratico e directo.
O jantar foi bastante simples, com entrada, um prato e gelado de sobremesa. Durante o resto da noite as travessas de comida não pararam de chegar, sempre com algo diferente e tipicamente polaco. Havia também uma mesa paralela cheia de bolos (hmmm), chá e café. Ou seja, não existem os 5 pratos que há em portugal, mas também não há mesas dos frios e afins. Cada um tem o seu lugar que mantem ao longo da noite e a comida nunca acaba nas mesas. Os empregados não tinham paus enfiados pela espinha acima e até se metiam connosco. Achei que era um estilo mais simples, relaxado e sem tantas mariquices.
Outras das grandes diferenças foi sem duvida o alcool. O unico alcool consumido naquele casamento foi vodka. Não houve aperitivos. Não houve digestivos. Não houve vinho nem cerveja. Vodka à mistura com sumos e cola. Como entre mim e o vodka não há meio termo, pois ou bebo pouco e fico totalmente sobria, ou bebo com os outros e deixo de me lembrar que existo, decidi beber muito mas misturado com ainda mais sumo. Como podem ver resultou, porque me lembro de bastantes detalhes!
Ainda nem tinha comido a sobremesa já os noivos faziam a primeira dança, com coreografia e tudo! Sem parar, lá me limitei a ficar sentadinha no meu canto e a observar os pares na pista. No entanto, com o aumentar dos brindes de vodka fui sendo mais e mais vezes convidada e acabei por me fartar de dançar a noite toda. Achei imensa piada ao estilo de organização. Dançavam-se umas 5 musicas (e toda a gente dançava), e no final a banda tocava então a tipica musica dos casamentos que fala de beber vodka. Aí todos iam para os seus lugares, cantavam aos noivos numa espécie de brinde, bebia-se um shot de vodka e comia-se durante uns 10 minutos. Passado esse tempo a banda voltava a tocar, voltava-se a dançar, e voltava-se a fazer a pausa para cantar, beber e comer. E sempre assim até às 5h da manhã!!!

Sem comentários: