domingo, 11 de outubro de 2009

Casamento à polaco - Na igreja

Fui pela primeira vez a um casamento polaco. No ínicio achei que ia ser meio aborrecido já que apenas conhecia os noivos, que nesse dia iriam andar bastante ocupados, mas a verdade é que adorei!
Tudo começou sábado depois de almoço. Sendo a noiva de uma cidade aqui perto, alugou-se um autocarro para levar o pessoal daqui. Obvio que a animação começou logo aí. Não conhecia uma única pessoa que ia naquele autocarro e ia preparada para dar corda ao meu polaco o mais e melhor que pudesse. Quando o autocarro chegou á minha paragem já ia cheio (eu fui a última). Abriu-se a porta de trás e eu entrei. Mal subi o último degrau ouvi um coro de vozes a quase gritar "Hello Sara"! Fiquei de 300 cores diferentes e ri-me que nem uma perdida. A partir daí a viagem foi uma animação. Ofereciam-me vodka de 5 em 5 minutos. Eles bebiam vodka de 5 em 5 minutos. Cantavam muito. E deviam dizer piadas porque se estavam sempre a rir. Tive a sorte (ou o azar) de ficar sentada ao pé de um dos palhaços da festa (o Zé Manel lá do sitio). Não consegui entender quem era a mulher dele, pois à minha frente agarrou-se e apalpou o rabo a 3 mulheres diferentes, só durante a viagem de 1h!
O autocarro deixou-nos à porta do hotel, onde ficamos uma noite. Troquei as calças de ganga pelo vestido. Os ténis pelo salto alto e lá me encontrei com o resto da malta à porta. Fomos directos para a igreja. Gostei! Não há cá comida na casa da noiva e do noivo. Para quê se a festa é depois? A igreja era pequena, simples e bonita. Tinha um enorme orgão de cauda cujo som combinado com o de um violino enchia a atmosfera. Quando chegamos estava a noiva ao fundo da igreja à espera que todos se sentassem. Toda a gente fez silencio e esperava a musica, mas não havia maneira de a noiva andar. Passaram uns minutos e eu pensei "Mas que raio. Toda a gente calada e tudo pronto e ela não vem? Da maneira como os polacos são com as horas devem estar à espera das horas certas". Dois minutos depois, ouve-se o sino a bater as 18h e depois das baladas começa a música! "Não posso", pensei, "estavam mesmo à espera das 18h". Penso que a cerimonia seja mais ou menos igual.
Há algumas excepções como só haver um casal de testemunhas para os dois, e de em vez de beijinhos se darem apertos de mão. Quando acaba toca então a marcha nupcial (ao inicio foi outra) e os noivos vão até à porta da igreja. Aí esperam que todos saiam e eles são os ultimos, levando com uma chuva de arroz e de moedas! Como as moedas são como um presente é tradição que eles se baixem e as apanhem.
Aos mais distraídos saliento que... não houve fotos na igreja. Nem os convidados ficaram horas à espera que eles saissem. Não! Acaba a cerimonia sai tudo e pronto!

Sem comentários: