quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Podia ter sido em Portugal? Podia!

Conversa com a boss antes da entrega da tese:
Eu- E posso imprimir frente e costas como a tua?
Boss- Não sei. Eu fiz na Alemanha e não cá.
Eu- E é preciso aquelas listas de figuras e abreviaturas e afins?
Boss- Não sei. Eu fiz na Alemanha e não cá.
Eu- E regras para o tamanho de letras e assim? Ou para a capa?
Boss- Não sei. Eu fiz na Alemanha e não cá.
Eu- Ok. Mas pelo menos sabes quantas cópias tenho que entregar?
Boss- Não sei. Eu fiz na Alemanha e não cá. (nem isto?!?!?!?!)
... silêncio por uns instantes...
Boss- Se quiseres pergunta ao P. Ele sabe para onde ligar.
Ok! Got the message! Não sabes e nem estás interessada em saber!
Pergunto ao meu colega P. que me diz que procura na net. Ligar? Isso não, que depois tinha que levantar o rabo da cadeira, ir ao secretariado, e pegar no telefone e tal. Lá encontrou uma página na net cheia de regras para tudo e mais alguma coisa. Assustada com tanta coisa lá lhe peço para traduzir. Ao fim de 15 minutos a tomar notas pergunto-lhe:
Eu- E será mesmo necessário isso tudo? Achas que são regras que toda a gente segue ou são mais como sugestões?
P.- Não sei! Isto nem sequer é para a nossa universidade.
Eu- What??? Mas estive eu para aqui a tomar notas para nada?
P.- Não! As regras devem ser as mesmas para a Polónia inteira.
Eu, a duvidar bastante disso, mas estando neste país nunca se sabe- Tens a certeza?
P.- Certeza não tenho, mas deve ser. Diz ele voltando a pôr os fones nos ouvidos e voltando para o filme que eu lhe interrompi (sim, durante o trabalho...)
Ok. Got the message! Também não queres saber lá grande coisa. Peço a alguém uma tese do ano anterior, mesmo em polaco, para comparar com as regras. Comparo ... eram diferentes como o preto e o branco!
Decidi pedir ajuda aos colegas de gabinete, que simpáticos como são não hesitaram em discutir para onde é que raio haveriam de ligar. Que fique aqui claro que se eu pudesse teria ligado eu mesma. Mas nem sabia para onde, nem o meu vocabulário chegaria para perguntar o que queria saber, principalmente ao telefone onde é mais dificil entender as pessoas. Eles decidem ligar para o secretário dos estudantes de doutoramento.
Colegas- Tens informações sobre blá blá blá?
Secret.- Não!
C.- Mas eras tu que devias ter, não?
S.- Provavelmente!
C.- Mas não tens?
S.- Não.
C.- Nem queres procurar saber?
S.- Para quem é isso?
C.- Para a Sara.
S.- Ah, ela não está sobre a minha custódia, porque os processos dela não passam pelas minhas mãos!
C.- Mas isto é uma informação útil a todos, não só para ela!
S.- Pois, mas agora é ela que quer saber.
Gostava de saber o que teria acontecido se tivessem ligado outra vez em nome de outra pessoa qualquer. Mas eles não têm o meu sentido de humor e não o quiseram fazer. Eu, já sem saber a quem recorrer decido fazer um inquérito a pessoas que já tinham .concluído doutoramento aqui Desisti à 5ª pessoa! Todos eles me respondiam com imensa certeza "claro que há regras e deves segui-las" e a seguir davam-me informações completamente diferentes.
Isto não está a correr bem, pensei. E nesse mesmo momento decidi mandar tudo às urtigas, formatar o trabalho como bem me apetecesse e logo se via. Até por que me restava apenas o resto do dia e ainda tinha várias coisas para fazer. Ainda assim precissava mesmo de saber o numero de cópias a imprimir...
No meio dos meus pensamentos lá regresso ao gabinete. Alguém teve aideia de ligar à secretária do director. Se é ela que recebe as cópias, ela deve saber estas coisas. Mais uma vez um dos meus colegas liga-lhe, para ouvir do outro lado uma voz enraivecida, sabe-se lá porquê, a gritar:

Secret.- Eu é que sei??? Porque raio havia eu de saber???
Colega- Hmmm... porque é aí que são entregues?
S. ainda mais enraivecida começa a gritar obcenidades e a dizer que se lhe está a faltar ao respeito e afins. Por sorte outro alguém que estava lá no momento pega no telefone e salva a situação... com uma frase.
"Não há regras nenhumas, desde que a letra seja bem legível, e são preciso 5 cópias incluindo a do candidato"
Fogo!!! Tanto tempo perdido para afinal não haver regras nenhumas? Pensei positivo... pelo menos não tinha que mudar nada...
No dia da entrega lá fui eu com 5 pesos pesados às costas para chegar lá e ouvir da senhora gritante "ah, aqui só deixa uma. As outras guarda a menina!". E voltei com 4 pesos pesados...

2 comentários:

Joni C. disse...

LLLOOOOOOLLL!

*Ana* disse...

hahahahah mais uma aventura polaca pra juntar ao saco! ;) por momentos pensei que estavas a relatar qq coisa que se tinha passado ali nos SAC da nossa querida Universidade de Évora! ehehe
beijocaaaaaaaas monstrassss maluca ***