segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cerimónias e mais cerimónias


Os polacos adoram festas, cerimónias e qualquer outra desculpa para não trabalhar (um pouco à semelhança dos portugueses). No entanto penso que aqui eles gostam mais de hierarquias e só na universidade há um sem numero de posições que não existem em mais lado nenhum. Como tal, pelam-se por uma boa cerimónia de entrega de prémios, diplomas ou qualquer coisa que sirva para mostram o quanto são bons ou evoluiram.
Tal como em Évora, uma vez por ano existe a entrega de diplomas. Fomos todos convidados a assistir e lá fui eu. Esperava encontrar algo semelhante a Portugal, já que a maioria vai buscar diplomas que já ganhou há meses. Mas não! Claro que não! Havia coro! Havia palco! Havia fatiotas catitas! E não estou a falar dos convidados. No palco havia cadeiras e no chão uma passadeira... verde (deve ter desbotado). O reitor, vice reitor, e reitorzinhos (sao estes os cargos que não existem aí) entraram pela porta traseira, passaram na passadeira verde, com o seu ar sério e com fatiotas engraçadas. Claro que a do reitor era a melhor, e o senhor vestia nada mais nada menos que... pele de coelho! A cor das vestes também varia com a importância e todos tinham um chapéu com 3 bicos. Não me contive a rir... so me faziam lembrar elves com as suas orelhas pontiagudas! Então com aquele are serio, a fazer um discurso sério... e com orelhas de elves. Cada diplomado tinha também uma veste preta e o mesmo chapeu engraçado.
O reitor também tinha um bastão decorado na mão (deve ter sido usado para matar os coelhos das peles) e a cada diplomado ele tocava com o bastão no ombro em sinal de benção.
Fartei-me de rir com alguns, pois o senhor era baixinho e às vezes lá tinha que se esticar todo. Mas admiro o seu ar e postura superior que nunca largou, nem sequer em bicos de pés. Os primeiros 5 minutos foram engraçadissimos, mas aquilo durou mais de 1h e nós em pé já estavamos que nem podiamos.
Se soubesse que ia ser tão engraçado teria levado a maquina fotográfica. Mas não fazia ideia...

Sem comentários: