domingo, 4 de março de 2007

Caminhada...

… e que caminhada! Às vezes pergunto-me… mas porque é que eu sou assim?

Queria comprar uns sapatos leves para levar para o congresso que segundo me consta se passa dentro do hotel onde está calor. Eu até ia de chinelinho, mas acho que não me iam deixar! Bem… a Ewa explicou-me que a 3 paragens de eléctrico da minha casa ou a 25 minutos a pé havia um outro centro comercial com uma loja enorme de sapatos. Disse-me que era também perto do “Castorama” (loja de moveis) e para perguntar a alguém qual o caminho (a conversa foi pela net). Ora… perguntar a alguém… mas eu já fui duas vezes com ela ao Castorama sei perfeitamente onde é!

Às 10:30 da manha saí de casa… realmente em menos de 20min. cheguei à loja de moveis não vi foi centro comercial nenhum. A seguir vejo uma placa a dizer para virar á direita. Continuei por uma rua larga e comprida que nunca mais acabava. Decidi perguntar a um senhor… tive sorte pois o senhor falava inglês… explicou-me que isso ainda ficava a 2km (já tinha andado 4) e ensinou-me o caminho. Por curiosidade disse-lhe “mas o castorama é ali”, “pois menina, mas aquele é outro”. Pronto percebi logo o meu erro, mas já estava a mais de meio decidir continuar.

Andei… andei… andei… e nada… passei igrejas, várias aldeias… sempre a pé. No caminho ia perguntando o caminho ás pessoas… Como sei perguntar em polaco toda a gente achava que eu falava e desatavam a explicar tudo em polaco… a certa altura desistir de dizer que não entendia, dizia “tak” a tudo e lá percebia o essencial (ainda bem que a minha ultima aula de polaco foi “prosto” – a direito, “lewo” – esquerda e “prawo” – direita). Cheguei a um ponto em já só havia meia dúzia de casas e o resto eram fábricas abandonadas… não via um carro, uma pessoa, nada!

“Estou aqui estou na Alemanha”

Pensei várias vezes em voltar para trás, mas a palavra desistir ainda não faz parte do meu dicionário e pensava “devo estar cada vez mais perto, não saio daqui sem encontrar o raio do centro comercial”. Por outro lado tinha a sensação que já estava a andar em direcção ao centro outra vez. Sim, a Ewa não me enganava e não me tinham mandado dar aquela volta toda.

Até que por fim… 3 horas depois de ter saído de casa e sem nunca ter parado… sim 3 horas… encontrei o dito cujo STER! Parecia uma visão ao fim daquele tempo todo. Claro que depois disto tudo fui á loja de sapatos, trouxe os que me serviam (em sapatos tem que ser 35 e aqui há pouco disso), sentei-me a almoçar e só queria voltar para casa.

O centro comercial tinha um mapa que indicava a direcção do centro da cidade. E pronto… andei 200m, encontrei a paragem do eléctrico… 3 paragens depois estava em casa! Simples não é?

Em casa peguei no mapa e assombrei-me com a volta que dei… andei cerca de 20km?!?!?!?!?!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vá lá Sarita o exercico fisico faz bem à saude...e como vais para a neve vais precisar de bastante resistência fisica, portanto considera a caminhada como um treino.

Bjs

Joao