quarta-feira, 7 de março de 2007

Espirito académico

Hoje senti-me adoentada e como Kirchberg está à porta fiquei em casa a recuperar. Ao fim da tarde vieram fazer-me uma visita. O meu quarto está cheio daquelas coisas giras que vocês me deram antes de vir inclusivé o quadro com as nossas fotos. Elas entenderam então o que é ter muitos amigos e fizeram a fatal pergunta:

“Se fizeste tantos amigos em Évora porque é que aqui não estás a ir pelo mesmo caminho?”

Aí está uma boa questão! Como é que se explica a esta gente o que é o espírito académico? O que nos move a começar a falar com o vizinho do lado só porque sim! O que nos leva a sair á noite sem nada combinado porque encontramos sempre amigos. O que é que leva toda população universitária a enfiar-se num tasco minúsculo e que noutras situações teria aspecto duvidoso, a beber abafadinhos. O que é um jantar regado (e bem) de cerveja. O que é saltar para a coluna da discoteca e enquanto se mantém o equilíbrio tentar dançar. Sair até de manha e a seguir tomar banho e ir para as aulas! Derreter numa esplanada com 40º à sombra a beber minis e a comer caracóis. As praxes, as tunas, os padrinhos/afilhados, as queimas… como é que se explica que é impossível viver isso tudo país onde as pessoas não abraçam… não beijam… não cometem essas pequenas loucuras… que tanto me convidam para ir à discoteca como à igreja… que ficam horrorizados quando eu falo que em Portugal é comum deixar cadeiras para trás e acabar o curso em mais um ou dois anos! E pior, como é que explico que isso vale a pena!!! Que a vida não é só livros… que sair á noite e ficar sentado à conversa a falar de trabalho não é diversão!!!

Nem todo o inglês do mundo chegava para lhes explicar tudo isso porque são coisas que só vividas se entendem… por isso amigos polacos… sim, ao vosso estilo mas pode-se dizer que são meus amigos, jamais, alguma vez, na vossa vida saberão entender, compreender e outras acabadas em er, que o espírito académico não se explica, vive-se e uma vez vivido jamais esquecido!

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta é uma das diferenças fundamentais entre os povos latinos e os restantes povos dos países mais frios do Norte da Europa. Bom mais frios mas na esmagora maioria mais desenvolvidos...não se pode ter tudo.

Diverte-te a esquiar e aproveita bem a estadia na Austria.

Bjs

Joao

Anónimo disse...

uau!! tavas mesmo inspirada

lee

Lena disse...

Sim e verdade o que dizes podes explicar mas eles nao compreenderao, vivo em Cracovia numa residencia de estudantes de Medicina, podes imaginar a seca!!!
Mas essa de eles nao beijarem e nao abracarem, quando eu vou aos clubes aqui a noite eles fazem muito mais que nos!
Diverte te

Anónimo disse...

Pois, a Lena tem razao! à noite fazem tudo e muito mais, mas de resto não têm aquela alma quente dos portugueses!!! Sinto falta disso...

kaykay disse...

e viva o espirito académico...
bjinhos carlos