sábado, 3 de março de 2007

Visita ao Castelo dos Duques da Pomerânia

Quando se fala em castelo imaginamos paredes grossas de pedra, escadas irregulares, muralhas, ameias e todo aquele ambiente que nos transporta para outras épocas. Esqueçam tudo isso… aqui o castelo é simplesmente mais um edifício de paredes brancas, janelas com grades e interiores bem arranjados. No interior do castelo existe um claustro com um palco com bancos em frente onde no verão se fazem espectáculos de ópera ao ar livre. Mesmo no interior encontramos a ópera propriamente dita onde se realizam espectáculos todos os fim de semanas. Nunca assisti a nenhum e tenho ideia que não fazem o meu género, mas um dia vou ver um para experimentar. Como são em polaco vou esperar mais uns meses para depois poder entender qualquer coisa. Dentro do castelo também podemos encontrar um restaurante, o museu e duas galerias com exposições de fotografia, pintura, entre outros. Azar o meu, as galerias estavam fechadas para obras, mas também ainda tenho muito tempo para visitar as exposições vindouras… a não ser claro, que as obras sejam tão rápidas como em Portugal.

Tenho a dizer que ser turista em Szczecin (de uma vez por todas aprendam lá a escrever o nome desta bela cidade… vá, caneta e papel e ‘tá tudo a treinar) não é nada fácil. Nas ruas inglês é mentira, mas pelo menos no museu eu esperava que falassem. Sem saber bem onde ia, dei com o largo central (ópera ao ar livre) e vi que tinha varias portas. Logicamente escolhi a que dizia museu, já que também era a única que tinha palavras que eu entendia. E eis que começa o concurso:

Porta n.º 1 - Só vi uma senhora e perguntei se falava inglês. Não falava e desatou a falar numa língua muito estranha, que não era polaco, porque essa já eu conheço á légua. A certa altura percebi que era alemão! Mas se perguntei se falava inglês porque é que ela achou que eu ia entender alemão? Obvio que não percebi patavina e ela lá me apontou o dedo para outra porta.

Porta n.º 2 - Encontrei a bilheteira e percebi tudo… ou não! Era uma senhora idosa que também não falava inglês e que também falou para mim alemão. Eh pá… eu sei que estamos perto da Alemanha e que a maior parte dos turistas devem ser alemães mas SE eu falasse alemão tinha perguntado isso e não se falavam inglês. Bem… mas eu só queria um bilhete para ver o museu! Nada a mulher manda-me seguir um homenzinho que chegou à rua e me apontou outra porta.

Porta n.º 3 – Senhora idosa a ver televisão a preto e branco (aquela sim ainda deve ser do tempo dos reis). Já com a certeza da resposta perguntei a medo se falava inglês! Obvio que não… mas adivinhem… apontou o dedo para outra porta.

Porta n.º 4 – Informações… cheguei ao balcão de informações. Encontrei alguém que falava inglês e que me explicou tudinho. Deu-me uns folhetos sobre a história do castelo e da cidade (já tinha um mas diferente e informação nunca é demais). Explicou-me que só se podem comprar bilhetes ali e na bilheteira mas que a senhora não deve ter entendido o que eu queria. Muito gentil pediu também desculpa pela confusão. Mais informada lá fui finalmente ver o museu. Nada de especial… caqueiros (como diz a minha avó) velhos, pedras, uma sala com uma exposição de fotografia (esta gostei… da sala e da exposição), mas o que mais me deu mais gozo foi ver os sarcófagos dos Duques de Pomerânia. Nada de especial também, mas achei-os tão simples que me impressionaram… nada como alguns reis cobertos de ouro… muito simples de pedra trabalhada com umas inscrições em polaco (não tenho a certeza mas pareceu-me). Ah… note-se que todas as peças tinham um quadro a explicar a história… em polaco e alemão, por isso fiquei a nadar. Se calhar se entendesse tinha gostado mais.

A minha intenção era também ir ao parque perto da piscina que ainda só conheço de passagem mas o dia estava tão cinzento e as fotos não estavam a ficar grande coisa e vim embora. Fica para a próxima.

Outra coisa que adoro nesta cidade é o cheiro a chocolate que há no ar… ainda não descobri de onde vem, mas no dia em que descobrir saio de lá que nem uma bola.

Uma coisa posso garantir aos meus futuros visitantes… Szczecin desperta-nos absolutamente os cinco sentidos, mas não é cidade para se ver num dia… e numa semana é apertado! Mesmo com uma guia fabulosa como eu! Tive a bela ideia de fazer uma foto reportagem da cidade ao longo destes 3 anos. Vou tirando fotos em várias alturas do ano e depois faço uma coisa gira… que acham?

1 comentário:

Anónimo disse...

A tua visita ao castelo lembra as visitas as reparticoes publicas em Portugal, é sempre na sceretaria ao lado....afinal a Polonia e mesmo parecida com Portugal.

BJs

Joao