sexta-feira, 29 de junho de 2007

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A minha biocoisa faz hoje anos... hoje porque já é meia noite aqui! Como ele até é bom rapaz vou deixar que tenha um aniversário de 25h... a partir de agora!!!

Parabéns coisa boa... mesmo longe sabes que sou a que mais perto estou de ti!

TATATQ

Poczta

É a segunda vez esta semana que quando saio de manhã tenho na caixa do correio um papelinho para ir levantar algo aos correios!

É a segunda vez esta semana, que o meu coração saltita e a minha alma se enche de esperança que seja uma surpresa de Portugal.

É a segunda vez esta semana que me desiludo por ver que são apenas cartas... cartas em polaco!

Por isso apelo às companhias de seguro que me estão a tentar comprar, para eu lhes comprar o seguro... PÁREM DE ME ENVIAR PUBLICIDADE MUITO MENOS EM CORREIO REGISTADO!

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Stress?

Por aqui toda a gente que queira completar o seu doutoramento tem que fazer 3 exames! A Ala hoje fez o primeiro dela, sobre química industrial (uma chachada qualquer). A rapariga passou o dia todo de nariz nos livros, mal falava, tremia por todos os lados e estava como nunca a tinha visto! Passou-me pela cabeça que os exames eram meio surpresa ou assim, mas perguntei-lhe e ela disse-me que a data estava marcada há meses! Então, pergunto eu, qual é o stress? Mas não passamos nós na nossa vida de estudante a fazer exames, frequencias, orais, testes? Depois de terminar a universidade, confesso que nenhum exame me deixa assim! Claro que nervosismo há sempre, mas daí a um quase estado de choque! Eu sei por que é... falta de hábito! Qualquer pessoa que tenha passado pelos exames de quimica fisica, analise matemática e pelas orais no Neto Vaz, entre outros, tem nervos de ferro! Não digo que aqui seja fácil, mas talvez não os façam com tanta frequencia e além disso o que vi sempre até hoje foram exames de 20 minutos, pelo que um exame de 40, como o de hoje, os pode assustar! Bem nós por lá com este tempo só mesmo quando desistamos, o resto eram 2h a puxar pelo neurónio e era se queríamos! Mas resumindo, fico muito contente com o meu treino intensivo e todas as cargas de nervos que apanhei, nunca pensei dizer isto mas ainda bem que as tive! Venham de lá os exames...

domingo, 24 de junho de 2007

Ao que isto chegou!

Domingo cinzento de chuva. O apetite para sair de casa foi nenhum! Ocupei o meu tempo entre o meu (fantástico, maravilhoso e delicioso) arroz de marisco, uns resultados para um artigo, uma olhadela pelo livro de polaco e depois entreguei-me à internet, essa coisa maravilhosa companheira dos mais solitários! Mergulhei no youtube, esse vicío que nos arrasta de video em video e quando dei por mim...
"Oh não!!! Mas o que é que eu estou a fazer! Isto é tempo a mais comigo própria, só pode! Bem diziam eles que passar muito tempo comigo fazia mal... até a mim já me afecta!"
Sim, dei por mim, sozinha claro, nada mais nada menos que a ver e a cantar o video de karaoke do "Não há estrelas no céu" do Rui Veloso! No mínimo deprimente! Decidi ser solidária e partilha-lo com vocês... vá tudo a cantar!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

De volta à vida!

E como tudo parece mais leve quando temos um amigo! Quando podemos chegar ao fim do dia, esquecer tudo e conversar... conversar na nossa lingua, por vezes até meio aos tropeções! Acabam-se os jogos, o politicamente correcto, o pensar duas vezes antes de se falar e voltamos a ser nós próprios... naturalmente, sem receios... abrir a mente e trocar impressões, opiniões, pensamentos e emoções sabendo que quaisquer que sejam as palavras que utilizemos vão estar bem e que a outra pessoa, com a mesma alma emigrante nos vai entender!
É bom... muito bom... obrigada M. Até à próxima conversa!

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Explicação

Alguém consegue explicar aqui à naba por que é que tenho o blog em polaco. Não é o blog, é... como dizer... as coisas que se podem fazer com ele (login, criar blog, pesquisa)! Não sei se voces também têm mas desconfio que isto é só aqui no meu computador. Isto aconteceu desde que eu fiz um comentário a partir do meu computador polaco na universidade, mas se isso tem influencia ou não, não sei! Assim não gosto e nao dá jeito nenhum! Nem sei onde ir mudar! Aaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrggggggggg

Condutores

Já não é novidade para ninguém que os condutores polacos superam tudo e todos... em asneiradas, manobras perigosas e afins! O pior de tudo é que se acham sempre os melhores condutores do mundo, pelo menos os que eu conheço. Mas... eu tenho uma explicação! Sim, descobri porque é que isto acontece! Já não é a primeira vez, que a minha chefe mete o carro dela nas mãos de pessoas que não têm experiencia ou mesmo que não têm carta.

A 1ª foi a Ala, que tirou carta aos 18 anos e nunca mais pegou num volante na vida (tem 26). Um dia a Ewa disse-lhe para ser ela a levar o carro e pronto... aí vamos nós... sempre muito agarradinhas ao que se puder, a tentar não bater com a cabeça no banco da frente e tal! E sim, isto tudo numa estrada normal no centro da cidade!
A 2ª vitima foi a irmã da Ewa.
"Olha a minha irmã anda a tirar a carta... leva lá o carro até ali á frente!".
Pensei... pelo menos está habituada a conduzir e perguntei "então quantas aulas já tiveste?"
"Duas!"
Novamente agarrada a tudo o que pude, lá fomos nós. Depois de ter recuado a primeira vez na vida, de ter quase batido em todo o lado, de ter quase atropelado duas velhas, ainda tive que ouvir os elogios da Ewa "muito bem, já conduzes muito bem, amanha treinamos mais!"
Ok, avisem-me onde e a que horas para eu fugir para o lado contrário, por favor! Preciso dizer mais alguma coisa ou está explicado?

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Aventura no supermercado III

Os polacos vendem e compram morangos e amoras congeladas!!! Blhaccc...

Visita do México

No sábado a Ewa desafiou-me para irmos dar um mergulho ao lago artificial! Na verdade aquilo é uma piscina enorme no meio de um parque gigante com arvores e erva (de meio metro). Gostei do sitio e lá tomei a primeira banhoca ao ar livre do ano, foi pena ter que me vir embora de repente pois começou a chover! O tempo aqui agora é assim, meia hora sol, meia hora chuva e o pior é que muda em questão de minutos. Mas agora que já conheço o sitio vou voltar mais vezes! Começo a gostar a sério desta cidade! Tem de tudo e pode-se fazer de tudo... principalmente na Primavera/Verão.

Ontem chegou a Szczecin a Carolina, uma rapariga mexicana que tirou o doutoramento em Oxford. Se ela aceitar o trabalho irá ser uma especie de orientadora da Italiana, pois trabalham mais na área da biologia. Já a tinhamos conhecido em Guilford e gostei muito dela. É bom ver o grupo aumentar! Vamos lá ver se ela aceita ou não!

Praia!!!

Na quarta feira passada o meu grupo viajou até à costa maritima, até Miedzyzdroje (1h de carro). Havia lá uma conferência organizada pela universidade e nós fomos lá cuscar! O dia estava um pouco cinzento mas ainda deu para uma caminhada na praia com os pés dentro de água. Nao sei porquê mas estava à espera de algo diferente. Areia de outra cor, com outro tacto, um mar diferente, sei lá... qualquer coisa que me fizesse sentir no Báltico, mas a praia é normalíssima! Ok... as algas sao estranhas e há imensas conchas de mexilhão o que em muitas partes cobre o areal com as cores branco e preto! Pelo que a Ewa conta aquilo no Verão é tipo Algarve em Agosto por isso vou-me despachar e no proximo ou no outro fim de semana a seguir vou passar lá o fim de semana!


Aqui ficam algumas fotos.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Londres!

Então aqui vai um pequeno resumo da semana passada.
Parti no sábado para Guilford uma pequena cidade a sul de Londres onde tive um encontro do meu grupo. Conheci os outros bolseiros onde se inclui uma outra portuguesa. Foram dias muito bons, onde houve tempo para discutir trabalho, passear e partilhar muitas histórias. guilford é pequeno mas muito giro. Existe um contraste entre as ruas que são cheias de lojas, restaurantes e pubs e o extremo onde passa o rio, que permite uma tranquilidade perfeita.

De quinta a domingo mudei-me para Londres onde corri para ver o máximo de coisas possíveis! Claro que tudo é impossível, mas hoje olho para trás e orgulho-me de ter sido uma recordista. Londres não é grande... é enorme!!! É dificil dizer o que gostei mais, mas o dia que fui ao museu da Ciência, onde fiz um treino para espiões (era para crianças, mas adorei), à casa do Sherlock Holmes, onde tirei uma foto na sala, á lareira com o chapéu e o cachimbo, ao Madame Tussaud's, passeei pelo Soho e Convent Garden e acabei a noite a passear à beira rio perto da Tower Bridge foi mesmo o melhor de todos! Não fui à St. Paul's Cathedral, não vi Buckingham, não fui ao British museum, nem subi à tower bridge, nem tantas outras coisas que podia ter feito! Tenho pena, mas ficou mesmo para a próxima.
Confesso que a certa altura ainda pensei que ir sozinha seria uma grande seca, mas nem dei por isso. Também ajudou o facto de ter tido alguma companhia. No primeiro dia fui ter com a Rita, outra Marie Curie em Londres. Tentámos comer um pastel de nata, mas o cafezinho português estava fechado! Não faz mal, partilhamos tudo aquilo que nos une, que é esta experiencia louca de viver no estrangeiro.
Uma outra história que tenho que partilhar é a minha chegada a Londres. Apanho comboio em Guilford (onde a Italiana fica em pânico por ficar por sua conta e risco), depois metro em Londres (sim... ouvem-se as palavras "mind a gap" pelo menos 5 vezes por segundo) e saí na estação indicada no site do meu hostel, Queensway street. No site diziam apenas que era muito perto da saída do metro (mais tarde aprendi que perto em Londres é muito relativo) e davam o nome da rua. Imaginei que fosse uma travessa daquela rua mais principal. Rua abaixo... rua acima... nada... bem como sou distraída é melhor ir ver melhor... rua abaixo... rua acima... nada (uma trajectória levava-me cerca de 20 min)!!! Mas onde é que ficará o raio da rua que não vem no meu mapa? Reparo que perto dali havia um jardim com o mesmo nome da rua que procurava... "aahhh, deve ser ali". Andei um bom bocado e decidi perguntar a uma policia. Pois... era uma travessa da travessa... muito fácil é só descer a Queensway pela 5ª vez, dizer boa tarde aos brasileiros que fazem publicidade na rua, que a esta altura já me conheciam e aguentar os 15 quilos da mochila às costas! Cheguei ao hostel... fachada bonita... check in... 4º andar sem elevador. A cada piso piorava. Pior quarto de sempre... cheirava a bafio, o chao rangia a cada passo e a casa de banho partilhada, era UMA para o piso inteiro (30 quartos duplos!!!). Mesmo por baixo do meu quarto havia obras... eu ouvia os homens falar e adivinhem... polacos!!! Os polacos não me deixam em paz!!! Só fiquei lá duas noites, pois na 3ª mudaram-me para um quarto no rés do chão, novinho em folha com TV e tudo! Quando chegou a altura de tomar banho reparei que comparado com o resto do piso eram muito bons... se a porta fechasse então eram perfeitos... sim, tomei banho de porta encostada, pus as roupas na porta naquela de avisar que está ocupado e rezei... por um lado para ninguém me abrir a porta, por outro para não me roubarem a roupa! Foi giro! Muito giro mesmo... pelo menos agora aqui sentadinha no meu humilde quartinho!
Para terminar aqui vai uma selecçao de fotos, que acreditem de 650 não foi fácil!

terça-feira, 12 de junho de 2007

Outra vez aqui

Pois já estou de volta ao blog novamente, depois de uma semana intensiva e muito muito boa em terras de Sua majestade! Como já vai sendo costume terão que esperar uns dias até ter uma organizaçao de fotos decente para vos mostrar! É que isto depois de tanta discussao de resultados e ideias (a quem não sabe fui a um encontro do meu grupo - CARBIO), uma pessoa regressa cheia de boas ideias para experimentar.
Amanhã então vou-me fartar de trabalhar. A minha chefe teve a brilhante ideia de sairmos do trabalho mais cedo e irmos até à costa, que é como quem diz à praia! Olha que chatice! Depois conto.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Mariza


Desde há duas semanas que esta cidade está preenchida pelo belo sorriso da Mariza. A nossa grande fadista portuguesa vem cantar a Szczecin no dia 3 de Junho, próximo domingo, e é com muita pena que não vou poder assistir ao concerto. Pois, em tantos fins de semana que passo por aqui ela foi escolher precisamente aquele em que eu tenho um encontro do grupo em Londres! Mas vou ser muito bem representada pelas minhas duas alunas de português que vão marcar presença no concerto!


Há outdoors, cartazes, panfletos... imensos, e como não posso vê-la no domingo, contento-me em lhe dizer "Olá" e "Bom dia" quando passo por ela nas ruas!

Benvinda a Szczecin Mariza!