sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Felicidade a 3000km de casa

Antes de vir para aqui e enquanto toda a gente me desejava boa sorte, o meu grande mestre dizia-me: "tens que viver um dia de cada vez. Vais ter dias bons, outros menos bons!". Pois hoje foi um dia bom! Posso mesmo afirmar que me sinto feliz por estar aqui! Comecei o meu trabalho no laboratório com a preciosa ajuda da Alicjia. Não saiu nada de jeito, mas aprendi como trabalhar com as coisas. Em conversa com a Ewa descobri que tenho dois bónus monetários… um para viajar e outro de progresso na carreira… quer dizer não basta a oportunidade de fazer doutoramento que ainda me pagam um extra por isso!!! Então? Continuam a querer ficar em Portugal? Vá larguem os miminhos todos e venham conhecer o mundo das oportunidades!

Todos os estudantes de doutoramento aqui têm seminários às sextas, onde à vez apresentam os seus resultados (eu safei-me desta parte porque é tudo em polaco). Hoje era a vez da Alicjia, pelo que me pediram para ir. Ela falaria em polaco mas o powerpoint estaria escrito em inglês. Depois de me perder mais umas quantas vezes nestes corredores, porque às 3h fecham algumas portas, lá encontrei a sala. Entrei sob o olhar curioso de cerca de 20 alunos. Antes das apresentações começarem o director do grupo fez questão de me dar as boas vindas… e pronto… lá fiquei eu toda vermelha… No início da segunda apresentação saí de fininho para não parecer mal ao chefe, mas quando me virei para ele, este acenou, fez-me um grande sorriso e desejou-me bom fim de semana em voz alta interrompendo a apresentação!… ok… acho que também pertence ao clube de fãs “of the Portuguese girl”.

Como era cedo fui dar uma voltinha aqui perto. Calcei as minhas luvas, apertei o casaco e senti-me o mais próximo possível de uma polaca! Gosto de espreitar as ruas, de descobrir o que há por detrás das esquinas, de observar as pessoas e os seus comportamentos e penso sempre… será que eles dão conta que não sou de cá ou passo despercebida? Dá-me imenso gozo perder-me num sítio que não conheço… e como amanha é sábado… vou passar o dia a passear pela cidade! Inveja? Temos pena!!! Depois mando fotos!

Sem comentários: