terça-feira, 28 de novembro de 2006

Uma semana depois...

Se há oito dias atrás me dissessem que daí a uma semana iria estar confortavelmente sentada no bar mais imaginativo que alguma vez vi, com a minha orientadora e colega de laboratório, a comer pizza e a beber vinho… eu não ia acreditar! É incrível mas parece que estou aqui há meses e que já as conheço há imenso tempo… o que não é propriamente mau!

Mas é verdade, passámos um serão agradável, a conversar, a trocar impressões e experiências! Já ontem fui almoçar com a Ewa. Ela preocupa-se imenso com o que estou a sentir. Pergunta-me sempre se estou bem e a gostar, ou se me sinto sozinha! Ela passou um mau bocado na Alemanha quando tirou o doutoramento, mas aqui é diferente. Acho que o povo polaco nisso se assemelha ao português! É muito acolhedor e hospitaleiro. Sorte a minha…

Realmente os costumes desta gente são bem diferentes dos nossos, mas descobri que há coisas que eles fazem só por mim. Por exemplo, todos os dias me levam a almoçar… jantar… pronto comer… às 4h da tarde! Eles realmente não têm grande costume de almoçar durante o trabalho… simplesmente vão comendo qualquer coisa, mas depois jantam lá para as 6 ou 7h. Ou seja, estas almas caridosas levam-me a comer às 4h porque têm pena de mim! Se depois de passar o dia todo a iogurtes, maças e bolachinhas, a essa hora já sou capaz de comer um hipopótamo, imaginem se esperasse até às 6h… comia 2, e não tenho bem a certeza se o jardim zoológico polaco tem assim tantos animais para me alimentar.
Ah... também descobri que é bastante comum as pessoas que não têm frigorifico porem as coisas a refrescar na rua! Afinal a minha ideia não foi original... foi já a minha costela polaca a falar!

Hoje foi um dia daqueles em que a minha distracção funcionou ao máximo… sabem… daqueles, nos quais toda a gente se ri de mim! Querem ver algumas? Aproveitem e riam-se...

1- Muito empenhada começo a passar o material que ia usar a seguir por água destilada em vez de acetona porque baralhei os esguichos… um é amarelo florescente e o outro vermelho… confundíveis não acham?

2- Em frente a uma bomba de vácuo, já irritada começo a perguntar-me por que é que aquela porcaria não funcionava… quando a Alicja chegou explicou-me que tinha que a ligar antes na tomada! Estes polacos lembram-se de cada uma… tomadas…

3- Depois de algumas tentativas para que o meu pó não voasse dentro do forno, quando submetido à corrente dos gases, lá conseguimos arranjar uma placa de sílica suficientemente grande que cobrisse toda a superfície… quando tirei a amostra do forno fiquei extasiada porque finalmente resultou… a excitação era tanta que parti a placa quando a fui lavar… coisas que acontecem! Mas não se preocupem que o problema já está resolvido!

Vá… digam lá que não têm já saudades das minhas asneiradas!

Não podia terminar o dia de hoje sem prestar homenagem aos meus dois queridos colegas de laboratório… Sarita… Padrinhão… Parabéns! O curso já está, agora vamos ao resto. Boa sorte!

A propósito de Sara… se já eu passo por polaca imaginem a Sara? Essa sim, passava despercebida à vontade… parece mesmo uma nativa!

1 comentário:

kaykay disse...

sara, gostaria de dizer mais do k isto, mas....tu és um bocado triste...lol!!!
3 comments e por duas vezes t chamo triste...record :P!!!
aqui ficamos felizes por a tua integração estar a correr tão bem, mas isso já era esperado, so quem n t conhecesse é k podia pensar o contrario!

um grande beijinho Sarita e força ai ;)

PS:jantar de curso hj...quem vai gritar 2001/2002 cmg?
PS2:**