Não me quero tornar repetitiva… mas quero abraçar-vos a todos!!!!!!!!
sábado, 16 de dezembro de 2006
Quase lá...
Não me quero tornar repetitiva… mas quero abraçar-vos a todos!!!!!!!!
sexta-feira, 15 de dezembro de 2006
Tirem-me daqui... e já agora deixem-me em Portugal
Eu sei que não se nota muito bem, mas acreditem que eram muito giras!
Comecei por ir buscar o Raguram (tem um H em qualquer lado mas já não me lembro bem onde) ao hotel. Fez a sua apresentação e respondeu a algumas perguntas. Na verdade não entendi metade porque o sotaque inglês dele é mesmo ruim de se entender. As perguntas não foram nada de especial e ele respondeu. Depois aquelas meninas pregaram-me uma partida. Disseram que estavam muito ocupadas e deixaram-no comigo! Olha que bem… mostrei-lhe a universidade, levei-o a almoçar, a ver a cidade até o despachar às 4h da tarde no comboio! Sempre a tentar decifrar o que é que ele me estava a perguntar! Não consegui entender que curso é que tirou porque foi daquelas coisas que pedi para repetir 3 vezes e à quarta envergonhei-me e disse “Ah… que interessante”. Ainda por cima disse que não gostava da cidade, nem da universidade e que o laboratório era pobre! Olha que esta… lá na terra dele deve haver melhor… com tudo a cheirar a caril! Quando cheguei ao gabinete da Ewa estava mais morta que viva, mas lá lhe desbobinei as informações que ela me pediu para sacar… e logo a quem ela foi pedir… claro que lhe fiz um ficheiro do rapaz, mais completo que os do FBI! Continuo a achar que há ali qualquer coisa que não me agrada, mas não sei dizer o quê! Agora a decisão é da Ewa…
A seguir era hora de uma pequena despedida e confesso que apenas três semanas depois me custou… eu sabia… foi a crise que foi para vir e vai ser outra crise ainda pior para deixar isto um dia! Mas até lá não vou pensar nisso e vou aproveitar tudo e pronto!
Raios partam o raio da espécie humana… nunca está bem em lado nenhum…
Isto é a minha mala! É incrivel mas só leva presentes e um pacote de batatas fritas com sabor a queijo, cebola e salsa (?!) para a minha palhice provar! Enjoy it!
Português à vista! Qual vista?
Resposta: 15 a 20 minutos
Outra pergunta: Quanto tempo em média se atrasa um lisboeta?
Outra resposta: No mínimo 45 minutos, no máximo não sei porque não quis perder toda a minha dignidade e vim embora!
Pode sempre ter acontecido alguma coisa que o tenha atrasado ou impedido de vir ter comigo mas a verdade é que estive aquele tempo todo de seca!!! Já rogava pragas em inglês, português e até polaco! Mas nenhuma resultou porque ele não apareceu… Quero lá saber dos portugueses para alguma coisa… os polacos é que são fixes!!!
Talvez não tivesse ficado tão irritada se antes não me tivesse perdido no centro da cidade durante hora e meia... Tinha que ir ao banco e disse a toda a gente que podia perfeitamente ir sozinha porque sabia o caminho! E sabia, não contei foi que a escuridão me dificultasse a tarefa! Pelos vistos tive a 50m dele mas no outro lado, logo não o vi. Cheguei ao ponto de não saber para onde estava virada! Lá consegui perguntar algumas informações e lá consegui entender mais ou menos os polacos (?!)
Depois de toda esta trapalhada voltei a universidade pois tínhamos que ir buscar um rapaz indiano que vinha fazer uma entrevista com a Ewa. Quando eu e a Ala chegamos à estação comboios já o autocarro tinha chegado e nem sinais daquela pele escura e do bigodinho a preceito… corremos a estação toda e começamos a entrar em pânico! Mas porque é que ele saiu daqui? Onde é que ele está? Tentei fazer aquilo que tantas vezes ouvi no CSI… pôr-me na pele dele e pensar como se fosse ele… onde é que iria um indiano… que não fala uma palavra de polaco, numa cidade onde não conhece nada nem ninguém! Fiquei na mesma… Eu só pensava "decididamente hoje não é o meu dia!". Já a Ewa estava a caminho da estação quando chegou mais um autocarro com o nosso indiano que afinal não estava perdido!!! Grande susto que apanhamos. Fomos jantar com ele. Ele é simpático e está sempre a dizer piadas (que ninguém entende) mas ali qualquer coisa que não encaixa! Não sei… fui deixa-lo ao hotel (voltei a enganar-me no caminho mas dei-lhe a entender que não… não sei que passava comigo hoje… devo ter deixado a minha bússola natural em casa!) e tivemos que fazer um registo na recepção. A mulher arranhava um inglês mas tão mau tão mau que eu pensei que estava a falar polaco! Mas não é que o raio do indiano a entendia na boa? Bem… o inglês dele também não é lá muito perceptível… ele até fala bem, mas tem cá um sotaque…
Amanha vai fazer uma apresentação para nós e eu vou poder assistir à entrevista! Estou curiosa!
E como já é tardíssimo vou dormir que amanha é dia de fazer as malas… porque só já faltam 2 dias… dois dias… d-o-i-s… yupiiiiiiii…
quarta-feira, 13 de dezembro de 2006
Portugês à vista!
Amanha também vou mais uma vez à TEM e terei a confirmação se os meus nanitos (como a Dora lhe chama) são obra do acaso ou se são mesmo obra minha! Espero sinceramente que tenha sido eu… até porque já tenho mais umas ideias brilhantes para melhorarmos a síntese! Aqui o que importa é a imaginação… e eu tenho sempre de sobra…
E sabem uma coisa?... Faltam 3 dias… SÓ 3 dias… 3 DIAS… três… t-r-ê-s…
terça-feira, 12 de dezembro de 2006
Apenas mais um dia
Estas meninas são muito inteligentes… como cá quase ninguém vai à bola com elas (porque trabalham a sério e não se importam de sair de cá às 6h em vez de às 3h) quando precisam alguma coisa de outra pessoa mandam-me pedir a mim… é que todos simpatizam comigo! E para terem a certeza que me emprestam mesmo as coisas ensinam-me a pedir em polaco… as pessoas acham tanta graça (vá-se lá saber porquê!) que emprestam seja o que for! Já tenho utilidade para alguma coisa!
Hoje dei a minha segunda aula de português! Preciso mesmo de me organizar e dar aulas com alguma estrutura coerente (vizinha… nas férias vais-me dar uma ajudinha, não vais?)! A Marta estava a gozar com a Hola (são as minhas 2 alunas e também professoras de polaco) porque quando elas estavam em Portugal ela comia sempre duas vezes, ao almoço e ao jantar. Primeiro pensei… fogo… 2 almoços e 2 jantares é obra!!! Mas depois explicaram-me que não… a piada está em almoçar e jantar no mesmo dia!!! Lá lhes expliquei que todos os portugueses fazem isso e toda a gente o devia fazer, e que não é piada nenhuma! Para os polacos uma refeição quente por dia chega!!! Fraquinhos… ai as saudades que eu tenho da nossa bela comidinha! A minha sorte é que aquelas duas gostaram dos costumes portugueses e vamos sempre almoçar as 3, senão nem sei…
E hoje termino a dizer que… já só faltam… 4 dias… quatro…. QUATRO!!!!!
segunda-feira, 11 de dezembro de 2006
Bbbbbrrrrrrr...
No edifício onde fui hoje registrar-me como residente cá, existe um gabinete só para pessoas estrangeiras! Pois acreditam que trabalham lá 8 pessoas e nenhuma delas sabe falar outra língua sem ser polaco? Quais serão os critérios de escolha daquelas pessoas? O grau de preguicite aguda? Só pode!!! Quase me senti em Portugal!!! Por falar nisso… havia um senhor que chamava as pessoas pelos nomes e enquanto estava na fila à espera da minha vez ouvi-o chamar João Pinto! Arrebitei logo as orelhas… com esse nome só pode ser português! Estava de costas e levantei-me logo disposta a perguntar ao senhor se era ou não um tuga! Bem… tinha um mau aspecto que só visto… sentei-me logo sossegadinha e encolhi-me toda não fosse ele perceber que eu tenho cara de portuga (apesar de não ter mau aspecto)! Se era português ou não nunca vou saber, mas só pode… com aquela cara… deve ter chegado há pouco tempo da Cova da Moura ou da Buraca!
Eu… o Albano… a Rita… o que é que temos em comum? Estamos os 3 a fazer a contagem decrescente! E falta quanto? 5 dias… 5 DIAS… cinco… c-i-n-c-o!!!
domingo, 10 de dezembro de 2006
Prendinhas...
Almocei uma deliciosa esparguete à bolonhesa que me soube quase à morcela doce da Sra. Imelda e foi então que tive a minha primeira não-conversa com um polaco! Eu estava sentada sozinha e chega ao pé de mim um armário com quase 2m a perguntar qualquer coisa acerca da cadeira. Fiz-lhe entender que não falava polaco e ele também me fez entender que não falava inglês… na boa… fiz-lhe sinais que podia levar a cadeira porque eu estava sozinha… pois… então ele sentou-se a comer na mesma mesa que eu! Não conversamos muito é certo, mas foi uma companhia! Até mostrei a hospitalidade portuguesa quando ele se começou a babar todo e eu lhe ofereci dois dos meus guardanapos! É outra coisa que admiro nos polacos… a capacidade de se lambuzarem quando comem… como senão houvesse amanhã ou como se alguém lhes fosse tirar o prato em 5 segundos! Rapazes e raraparigas! Às vezes só me apetece gritar-lhes… "Eh pá… vá acabou… ta tudo a comer devagarinho senão temos que nos chatear"! Claro que com tanta pressa eu sou sempre a ultima a comer, mas azar… é para aprenderem!!!
É para olharem para as prendas... não para a bela da carpete, ok?
Depois de me encher de sacos claro que passei a tarde toda enfiada no quarto a embrulhar tudo e aos pulinhos de cada vez que me lembrava que no próximo SÁBADO vou voltar a Portugal!!! SÁBADO… S-A-B-A-D-O… Três semanas podem ser pouco, mas amiguinhos… não vejo a hora de ver Lisboa aos meus pés… de pegar na mala e abraçar muito muito muito o meu Bruno… de chegar à Guarda e ver toda a gente… de chegar a Évora e estar com o pessoal todo!!!
Para terminar em beleza tinha que acontecer qualquer coisa que tornasse o meu dia mais especial… aliás já tinha tido pistas disto! Mal saí de casa vi um senhor dar alto tombo no meio da rua… estive meia hora a tentar levanta-lo mas não tive força suficiente. Como os polacos nestas coisas são sempre muito prestáveis o homem teve que gatinhar para o poste mais próximo e levantar-se! A seguir vejo um carro atropelar uma bicicleta (claro que no carro ia uma pessoa e na bicicleta também… não se atropelaram sozinhos… bem… explicação desnecessária mas ok). Ao fim da tarde foi a minha vez… ia com o saco da roupa a caminho da lavandaria na cave, quando me escorregam os dois pés e pimba… contei os degrauzinhos todos (só são para aí uns 10), com o desgraçado do meu rabo… o pior foi que quando cheguei lá em baixo desatei a rir-me sozinha e estava a ver que não me conseguia levantar… a sorte é que ninguém me viu! Já estou mesmo a ver… um polaco vai a subir as escadas e dá com uma parva no meio do chão a rir-se sozinha… o que é que iam pensar de mim?!
sábado, 9 de dezembro de 2006
Lago... finalmente o lago!
Trilhos onde nos podemos perder... literalmente perder... porque a floresta é enorme
Cheguei mesmo ao limite da cidade, mas voltei para trás porque já estava a afastar-me muito. Quando ia apanhar o eléctrico de volta vi pessoas a dirigirem-se para o outro lado e decidi investigar o que era… pois… era o lago… o outro é mesmo só para os patos! Este é muito maior e mais bonito. Tem areia, escorrega e um pontão para o pessoal saltar! Claro que agora está frio mas já me estou a imaginar no verão a dar umas braçadas ali… E aquela floresta na primavera, cheia de flores e de verde deve ser fantástica!
É um local muito tranquilo e sossegado. Sentei-me num banquinho (de entre as dezenas que existem em volta dos dois lagos) a apreciar a paisagem. Claro que meia hora depois já estava gelada e só parei de tremer quando entrei outra vez no eléctrico.
Gostei de conhecer os arredores da cidade e quando algum de vocês cá vier vai ser provavelmente um dos locais que vos vou mostrar!!!
Ah… Obrigado pelo outro blog… uma ideia fantástica, sem dúvida!
sexta-feira, 8 de dezembro de 2006
Feriado em Portugal? Então trabalhas o triplo...
Estas raparigas passam a vida a roubar material a toda a gente... como elas dizem não é roubar... as pessoas guardam as coisas nos armários e nunca mais as voltam a usar, então para não se estragarem nós fazemos o favor de as usar! Pois, pois... Já lhes disse que quando elas forem aí a Portugal vou avisar toda a gente para fecharem os armários todos! Tenho vindo a notar que aqui existe uma grande competitividade entre grupos, muito maior que aí! Também descobri que quase ninguém gosta do meu grupo, porque apesar de estar ainda em crescimento, já revolucionou meio mundo no departamento. Eu estou na minha e vou continuar... não quero saber de nada!
Amanhã vou ver se descubro o lago (nove Sara, apanha o nove... não o doze), mas agora vou mesmo é dormir porque já só tenho meio olho aberto!!!
quinta-feira, 7 de dezembro de 2006
Nanotubos... Yupiiiiii...
Depois de dar a minha primeira aula de português fomos jantar fora para comemorar! Na verdade nós íamos de qualquer maneira, mas assim tivemos uma desculpa melhor! Em Janeiro vou começar também a ter aulas de polaco! Ui… depois então é que ninguém me pára!
quarta-feira, 6 de dezembro de 2006
O trabalho aperta...
Ontem saí e fui à salsa com o Rafa e a Pauline. Nunca tinha dançado mas aprendi qualquer coisa! Não é difícil… a Valadas é que ia gostar, não era? Lembro-me de uma vez me ensinares uns passos à porta de uma aula qualquer!
Hoje tive um dia completamente louco. Eu e a Alicja estávamos sozinhas no laboratório e tivemos que preparar todas as amostras para analisar por TEM amanhã. Mal almoçamos e só saímos de lá às 6.30, o que para este povinho é uma loucura! Quando trabalhava aí adorava a sensação de trabalhar com tudo calmo, depois de o pessoal já ter ido para casa, sem muita gente em volta. Hoje também soube bem aqui… só nós as duas… a falar de tudo e mais alguma coisa e sobretudo a rir muito! Quando é assim, mesmo a trabalhar, o tempo voa. Ao inicio da tarde tivemos que ir buscar um carimbo à Ewa e aconteceu-nos uma coisa engraçadíssima! A oficina era num pátio interior de uns prédios, que para entrar tivemos q tocar à campainha! Quando queríamos sair a porta estava fechada. Estavam lá perto umas raparigas algo estranhas, todas vestida de cabedal, que nos disseram que podíamos passar pela loja delas que elas não se importavam... Quando entramos apercebemo-nos o porquê das roupas estranhas... é que a loja era uma Sexshop!!!!! Não sei como contivemos o riso... mal saímos de lá desatámos a rir ás gargalhadas e durante um bocado não conseguimos parar!
Outra coisa que acho engraçada cá é a segurança no laboratório e todos os cuidados que temos que ter. Tive mesmo que assinar um papel em como iria cumprir todas as regras de segurança no laboratório. Por mim até acho bem… mas acho que não vai ser bem assim…
1- Todo o material antes de ser usado tem que ser limpo com acetona… nunca respirei tanta acetona num dia só como hoje! Um dia destes chego a casa e em vez de água para lavar as alfaces também uso acetona!
2- Estava a tentar lavar um tubo de quartzo do forno, mas aquela porcaria estava toda pegada e não queria sair. A Alicja diz-me que tenho que usar ácido e decide ajudar-me. Saca o ácido da hotte, que está sempre desligada, e toca a lavar o tubo no lava loiça no meio do laboratório! A água estava a correr e formou-se um fumozinho muito pouco agradável, ao que ela diz “se calhar é melhor ir abrir a janela”! Pois se calhar é melhor… ou então começar a usar as coisas em locais mais próprios!
3- Estava a amostra no forno e a expulsão dos gases a ser feita para um sistema fechado com água. A água começa a entrar no tubo e tivemos que ir a correr cortar a ligação do sistema com o forno. Para não haver mais problemas a Alicja decide deixar o tubo aberto ao que eu pergunto “não será mau ter os gases a sair para dentro do laboratório?” e ao que ela responde “não, é só hidrogénio e a janela está aberta”.
O que eu acho é que os testes médicos não deviam ter sido feitos agora mas sim no fim dos 3 anos… sim, porque se eu sobreviver a isto vou de certeza ficar imune a tudo e mais alguma coisa… talvez viva até aos 200 anos! (Mãe, estou a exagerar, isto não é assim tão mau!)
Amanhã lá vou dar mais uma volta de eléctrico e ver se é desta que tenho nanotubos ou se foi mais uma semana de trabalho para rua… torçam por mim… ah e pelo Benfica também…
domingo, 3 de dezembro de 2006
Acabei por ir almoçar ao Galáxia e fiz aquilo que vocês tanto me pedem… tirei umas fotos às polacas! Felizes? Ainda não, só quando virem, não é? Também descobri que os gelados são muito baratos aqui… tipo cada bola de gelado caseiro custa 40 cêntimos e há de todos os sabores possíveis e imagináveis (quase como os feijões do Harry Potter). Bem… são sabores imagináveis porque eu não entendo o que lá está escrito… eheheh
Polacas... olhem bem para estas belas polacas...
Hoje fui às compras já fartinha de estar em casa e não sei dizer porquê mas senti-me super estrangeira. Toda a gente a falar polaco à minha volta e só me apetecia gritar “Falem português, porra!!!!!”. Lá fui para mais uma aventura no supermercado. Andava tão irritada por não encontrar nada de jeito para comer que me decidi a fazer qualquer coisa mais saudável… tipo salada de atum… mas há dias que procuro o atum naquele inferno de prateleiras e que não o acho!!! Saquei do meu dicionário (senti um monte de olhos intrigados à minha volta) e procurei a palavra atum. Estava quase a desistir quando reparo num cantinho cheio de latinhas… fiquei tão feliz que nem uma criança perante um ovo de chocolate gigante!!! Dou completa razão a quem disse que a felicidade está nas pequenas coisas. A minha hoje estava numa lata de atum… e que bem que soube… a Portugal!
sexta-feira, 1 de dezembro de 2006
W Dniu Urodzin
Mas no geral não me posso queixar, pois tive um bom dia! Logo de manhãzinha, ainda meio ensonada fui deixar a tralha toda ao gabinete e encontrei de cima da mesa uma planta com um cartão… da Alijca! A seguir fui ao gabinete da Ewa e ela e o Mark começaram a cantar-me os parabéns e recebi mais uma planta (deve ser tradição cá… ou então devo ter mesmo cara de jardineira). Gostei imenso e achei super querido! Ao final da tarde encomendámos pizzas e fizemos uma mini festa no gabinete da Ewa (note-se bem que escrevo esta parte sobre ameaça e pressão, porque a boss me obrigou, se bem que ela nunca irá saber se está escrito ou não)!
Lovely, isn't it?
Descobri que há gente preguiçosa em todo o lado… estão tão habituadinhos a sair ás 3h em ponto, que se for preciso deixam uma reacção a meio e vão embora! Ontem ficamos a montar os novos sistemas até há hora de jantar, então hoje foram fazer queixinhas da Ewa ao big boss (cujo nome é tão polaco tão polaco… mas mesmo daqueles polacos polacos… que eu não o consigo dizer quanto mais escrever), porque ela me anda a explorar, já que fui vista na universidade às 6h da tarde! ‘Tadinha de mim… 6h e eu ainda a trabalhar!!! Quando ele nos contou desatámos todos a rir e pronto… assunto resolvido!
Já agora obrigado a todos os que de alguma forma me desejaram feliz aniversário… foi reconfortante! E para aqueles que a esta hora estão a bater com a mão na testa porque se esqueceram, queria dizer para não se preocuparem… eu sei que a culpa é minha… devia ter mandado instalar um cartaz bem grande na Praça do Giraldo a avisar… para o ano! LOL
Um dia interessante...
Depois fomos jantar a um restaurante num sítio giríssimo. Tivemos conversas interessantíssimas… sabem, daquelas que se têm só depois de duas garrafas de vinho! Descobri que a Ewa me escolheu por instinto. Recebeu mais de 30 candidatos mas quando viu o meu curriculum iluminaram-se-lhe as ideias e escolheu-me na hora! Sem entrevista, sem sequer uma foto… Não sabe porquê mas apesar de toda a gente lhe dizer que ela era doida, ela sabia que estava a fazer a coisa certa (palavras dela)! Acho fantástico o grupinho que se juntou aqui… gostamos das mesmas coisas, fazemos anos na mesma altura… incrível como as coisas se proporcionaram!!! Não sabe ela onde se está a meter... eheheheh!
Adorei a minha noite, mas está na hora de ir dormir, porque amanhã apesar de ser feriado em Portugal, aqui é dia de trabalho… e toca a levantar cedo!!!
Ahhh… já passa da meia noite, mas só aqui… sou mesmo especial… vou ter um dia de aniversário com 25 horas… só mesmo eu!!!