domingo, 10 de dezembro de 2006

Prendinhas...

Hoje foi dia de comprar as prendinhas polacas. Tinham-me indicado uma papelaria enorme que tem imensas coisas giras e típicas de cá, só que se esqueceram de me avisar que não está aberta aos domingos! Então meio contrariada lá me encaminhei para o Galáxia, sempre a pensar… Domingo… duas semanas antes do Natal… deve estar a abarrotar de gente, ainda pior que nos outros domingos! Pois qual não foi a minha surpresa quando vi que se encontrava quase vazio!? Amanhã já averiguo porquê… Das duas três… ou estava tudo enfiado na igreja porque era um dia qualquer especial ou eles levam mesmo à regra a parte de não poder haver festas nem grandes diversões antes do Natal. Já lhes tentei dizer que o Natal é tempo de alegria, não percebo porquê cortar nas festas… ao mesmo tempo que eles me tentam explicar o porquê de cortar, mas chegamos sempre às mesmas… ficas com a tua que nós ficamos com a nossa!!! E pronto… amigos na mesma!

Almocei uma deliciosa esparguete à bolonhesa que me soube quase à morcela doce da Sra. Imelda e foi então que tive a minha primeira não-conversa com um polaco! Eu estava sentada sozinha e chega ao pé de mim um armário com quase 2m a perguntar qualquer coisa acerca da cadeira. Fiz-lhe entender que não falava polaco e ele também me fez entender que não falava inglês… na boa… fiz-lhe sinais que podia levar a cadeira porque eu estava sozinha… pois… então ele sentou-se a comer na mesma mesa que eu! Não conversamos muito é certo, mas foi uma companhia! Até mostrei a hospitalidade portuguesa quando ele se começou a babar todo e eu lhe ofereci dois dos meus guardanapos! É outra coisa que admiro nos polacos… a capacidade de se lambuzarem quando comem… como senão houvesse amanhã ou como se alguém lhes fosse tirar o prato em 5 segundos! Rapazes e raraparigas! Às vezes só me apetece gritar-lhes… "Eh pá… vá acabou… ta tudo a comer devagarinho senão temos que nos chatear"! Claro que com tanta pressa eu sou sempre a ultima a comer, mas azar… é para aprenderem!!!

É para olharem para as prendas... não para a bela da carpete, ok?

Depois de me encher de sacos claro que passei a tarde toda enfiada no quarto a embrulhar tudo e aos pulinhos de cada vez que me lembrava que no próximo SÁBADO vou voltar a Portugal!!! SÁBADO… S-A-B-A-D-O… Três semanas podem ser pouco, mas amiguinhos… não vejo a hora de ver Lisboa aos meus pés… de pegar na mala e abraçar muito muito muito o meu Bruno… de chegar à Guarda e ver toda a gente… de chegar a Évora e estar com o pessoal todo!!!

Para terminar em beleza tinha que acontecer qualquer coisa que tornasse o meu dia mais especial… aliás já tinha tido pistas disto! Mal saí de casa vi um senhor dar alto tombo no meio da rua… estive meia hora a tentar levanta-lo mas não tive força suficiente. Como os polacos nestas coisas são sempre muito prestáveis o homem teve que gatinhar para o poste mais próximo e levantar-se! A seguir vejo um carro atropelar uma bicicleta (claro que no carro ia uma pessoa e na bicicleta também… não se atropelaram sozinhos… bem… explicação desnecessária mas ok). Ao fim da tarde foi a minha vez… ia com o saco da roupa a caminho da lavandaria na cave, quando me escorregam os dois pés e pimba… contei os degrauzinhos todos (só são para aí uns 10), com o desgraçado do meu rabo… o pior foi que quando cheguei lá em baixo desatei a rir-me sozinha e estava a ver que não me conseguia levantar… a sorte é que ninguém me viu! Já estou mesmo a ver… um polaco vai a subir as escadas e dá com uma parva no meio do chão a rir-se sozinha… o que é que iam pensar de mim?!