sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Criminosos à solta III

Agora falando sério... em conversa com o meu aluno de mestrado fiquei a saber que os polacos acham a polacolandia um país perigoso! Ele disse-me que não deviamos ter o aparelho novo de TEM, que ainda está em caixas, num edificio onde entra e sai gente e onde qualquer um (que assine uma folha) pode levantar as chaves. Eu respondi que o aparelho está dividido em exactamente 11 caixas enormes, a caixa mais leve pesa 300kg, estão superembaladas e embrulhadas em milhentas camadas de papel e celofane (aquilo veio sei lá eu bem de onde) e só passam pela porta quando abertas totalmente (é tipo portão). Além de dificil de roubar, quem é que queria uma coisa destas??? E para quê? Para ter em casa a enfeitar a sala, com um napron por cima e flores a enfeitar, ou pior, as fotos da familia? Só se fosse para peças mas para isso há tanta bugiganga aí na rua tão mais facil de levar!
Para os mais incredulos vamos comparar algumas situações:
No ginásio é suposto levarmos a chave do cacifo connosco. Um dia a minha amiga esqueceu-se e deixou-a num banco à entrada. No fim da aula, uma hora depois, a chave estava exactamente no mesmo sitio, mesmo sendo um local por onde passa imensa gente. Em Portugal, o Bruno foi tomar banho e deixou o cacifo fechado mas não trancado... nos 5min que demorou roubaram-lhe o telemóvel que estava lá dentro!
O telemóvel fica acidentalmente esquecido na mesa de um bar ou discoteca... meia hora depois, ainda lá está!!!!! Ninguém lhe tocou, história verídica! Deixei o meu telemóvel uma vez no barué, dei dois passos para a rua, voltei imediatamente atrás... nada! Nunca mais o vi!
Guarda chuvas, casacos, pulseiras, tudo o que puderem imaginar, fica esquecido em qualquer local da universidade e no dia a seguir está lá... exactamente no mesmo sitio! Perdi a conta aos milhentos guarda chuvas que me foram roubados em toda a vida porque os deixava onde calhava. Deixei o casaco na casa de banho do barué (outra vez). Voltei não estava, fui ao bar não estava. 2h depois vou ao bar de novo e já estava, sem os lenços de papel que tinha no bolso, mas com papéis de publicidade e um atacador (?!).
Claro que eu pelo sim pelo não, sou cautelosa à mesma e tento não deixar nada em lado nenhum, mas se este pessoal vivesse em certos bairros portugueses acho que mudavam de opinião quanto ao seu pacato país. Na minha opinião isto acontece nem só porque Portugal tem mais criminosos, mas sim porque os polacos têm um modo diferente de ver a vida e sobretudo têm muito mais respeito pelo próximo. O que não é nosso, não nos pertence e ponto final. Uma das poucas coisas que gosto neste povo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal nós somos até mais prestáveis: sempre que algo fica esquecido apanhamos para devolver ao dono. O problema é que depois não sabemos a quem pertence as coisas e portanto mais vale guardar do que deitar fora....
Conta-se que da Faculdade de Ciencias da Univ de Lisboa tinham roubado uma mufla (>300kg)...
Bjs
Joao

Basurpo Noro disse...

Esqueceste-te de um pequeno pormenor... Enquanto tomei duche e me roubaram o tal dito telemóvel, também me retiraram 10 euros da carteira. Única e simplesmente o dinheiro. E ainda me disseram que devia ter perdido o telemóvel em qualquer outro sitio que não no ginásio...

Beijo!

Anónimo disse...

Acho esta coisa engraçada. Estive na Polonia em Julho e depois em Setembro e o pessoal lá semrpe me falou de uma certa má reputação dos Polacos. Uma pessoa amiga foi de autocarro desde a Silesia até Warsóvia adormeceu e o telemóvel nem em sonhos voltou a ver...