terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Composição

O meu fim de dia fez-me lembrar os tempos de escola primária! Tive mais uma aula de polaco, onde as minhas professoras me corrigiram os trabalhos de casa… a minha primeira composição! Escrevi-a sozinha e quase sem recorrer ao dicionário! Não resisti a partilhar esta minha pequena vitória com vocês, até porque escrevendo tudo outra vez estou a treinar o meu polaco! Vá… tenham paciência… prometo que depois traduzo!

Cześć! Mam na imię Sara. Mam dwadześcia tcsy lata i miezkam w Szczecinie, na ulicy xxx w pocóju xxx (censurado). Ja mowię po portugalsku i po angielsku. Nie mowiłam po polsku ale teraz mało mowię. Do jutra. Do widzenia!

(Olá! O meu nome é Sara. Tenho 23 anos e moro em Szczecin, na rua xxx no quarto xxx. Eu falo português e inglês. Não falava polaco mas agora falo um pouco. Até amanhã. Adeus!)

E que tal… ah? Nada mau? É um começo!!! A Ala e a Ewa dizem que sou doida por querer aprender a língua, mas a verdade é que não é assim tão complicada. Complica quando nos metemos nas formas verbais e noutras gramatiquices, mas para saber o essencial não é muito mau! Acreditem que me sinto mais desafiada que nunca!

No laboratório vai tudo bem… ou melhor… hoje lá parti mais uma seringa de filtrar! Um pedaço de papel meteu-se entre as paredes a ponto do êmbolo não andar nem para a frente nem para trás… claro que depois com a pressão a seringa se partiu! È mais uma peça para juntar aos cacos que já cá fiz. Prometo sempre que tenho mais cuidado… e tenho… mas hoje a culpa não foi minha! Aliás aquilo partiu-se na determinação ucraniana das mãos da Ala (são as raízes dela). Mas está tudo na boa e ninguém se zanga! Elas dizem sempre que acontece… e é verdade… acontece é mais vezes que o costume desde que eu cá cheguei!

Sem comentários: