quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Passagem por Portugal

Afinal só voltei a escrever já aqui em Szczecin, tudo porque aquela bela cidade chamada Guarda tem 2 locais de Internet públicos: um funciona tão lentamente que se demoram 10 minutos a abrir um e-mail e o outro tem acesso bloqueado a blogs. Mas para ninguém perder pitada vou fazer um resumo do que andei a fazer nos últimos dias.

Viagem para Portugal!

No táxi que apanhei viajaram comigo um casal idoso de polacos, que não diziam uma palavra de inglês, tal como o motorista! Eram todos muito simpáticos e foi então que estabeleci o meu primeiro diálogo em polaco, com o senhor do casal, que passo a transcrever:

Polaco – Angielsku? (Inglês?)
Eu – Tak (sim)
Polaco – Angel? (enquanto fazia o gesto de voar) (Inglaterra?)
Eu – Nie. Portugália! (Não. Portugal)
Polaco – Portugália? Benfica Lisbona!!!!! (e levantou os braços a festejar)

Grande diálogo! Somos os maiores em todo o mundo!

O outro ponto alto da viagem foi descer sobre as luzes de Lisboa! Reconhecer algo e que nos é tão familiar, olhar as ruas de cima… o rio Tejo, e abraçar as duas caras ansiosas que tinha a minha espera! Recordar como é bom falar português, ser português e sobretudo como é bom regressar ao nosso país!

Regresso a Évora!

É indescritível a sensação de voltar a reencontrar toda a gente! Adorei estar com vocês e aquele jantar foi altamente! Que saudades de uma bela noitada à portuguesa! Infelizmente o tempo passou a correr e houve pessoas com quem mal falei, com muita pena minha. Afilhadinho perdoa a madrinha, tu eras aquele com quem eu mais queria falar e afinal mal te vi. Da próxima não escapas! Não foste o único claro, mas tenho imensa pena de não ter estado contigo! A despedida continuou a não ser fácil, mas já me começo a habituar!

Balanço de 2006!

Quando chego aos últimos dias de cada ano faço sempre um balanço daquilo que foi o meu ano! E o ano de 2006 foi sem duvida nenhuma o melhor ano da minha vida! Comecei-o a concretizar o meu projecto de estagio… naquela área que todos sabem que adoro! Entretanto fiz uma fantástica e inesquecível viagem ao Brasil, onde me diverti à grande e fiz imensos amigos! A queima… a nossa queima! Uma semana única nas nossas vidas. A missa, o jantar, o banho, a apresentação e todas aquelas emoções fortes que a caracterizaram. A seguir veio o verão que passei em Évora a escrever o trabalho. Mas que verão… umas idas à barragem, umas minis (ou médias), cinemas e tantas tantas parvoíces pelo meio! A ida dos 3 da vida airada à Guarda! Que loucura! Depois do trabalho pronto, vou entregar. A caminho encontro aquela que sempre esteve presente nos momentos importantes da minha vida… a minha alma gémea feminina! Infelizmente também foi neste ano que nos separamos… mas apenas fisicamente porque em espírito continuamos as mesmas de sempre! Lee… ‘tás cá dentro!!! Um mês depois acabo o curso noutro dia que se tornará inesquecível para mim. Mais emoções fortes e muitas alegrias. E depois foi tudo uma correria… mal acabei o curso faço as malas e pronto… Polónia com ela! Conheci pessoas fantásticas e dentro do possível posso dizer que melhor era impossível, pois apesar de sentir falta de muita coisa e estar longe não ser fácil, tive a vida bastante facilitada!

Assim só me resta desejar a todos um 2007 tão bom como foi o meu 2006… e acreditem que vos desejo mesmo muito!

Para culminar este ano só o podia terminar em grande! E que passagem de ano! Adorei! Adorei! Adorei! E palavras para quê?

2 comentários:

Lee disse...

Sarita!! Tu és a melhor! Adoro-te!

Ah e a morada?? Deve ser do tipo: Pre-doutora-fabricante-de-fornos-polacos-de-alta-qualidade

rua da universidade scevezem (ou la como isso se escreve)

quarto num 223 com vista para o lago perdido

Lee disse...

lol! a serio n te eskeças, aundo tiveres um tempinho, entre a fabricaçao de fornos. beijinhossssssssssssssssssss